Situado no centro histórico de Guimarães, A Cozinha é o novo espaço do Chef vimaranense António Loureiro, eleito Chefe Cozinheiro do Ano em 2014, que abriu oficialmente no início de Julho e promete uma cozinha moderna, criativa e sustentável, inspirada em sabores genuinamente portugueses

a cozinha Antonio Loureiro

A escolha do nome pretendeu captar a dualidade do espaço: simplicidade e criatividade, juntas, num conceito inovador.

“É um projeto que dará destaque à cozinha tradicional portuguesa reinventada, nomeadamente à cozinha das regiões do Minho e Douro. O objetivo é projetar uma forte identidade e criar experiências altamente sensoriais, aliando o nosso receituário à cozinha de autor.

Teremos por isso dois momentos diferentes: ao almoço, pratos de forte ligação ao passado, com inovação e equilíbrio; ao jantar, propostas de maior criatividade, em sintonia com a cozinha portuguesa contemporânea, num estilo mais europeu.”, revela António Loureiro, que concretiza, aos 48 anos, mais uma etapa no seu vasto percurso.

Com capacidade para 40 pessoas, A Cozinha terá design sofisticado mas pretende ser um espaço acolhedor. Além da sala principal, o restaurante inclui uma mesa especial para cerca de 10 pessoas, esplanada no exterior e uma horta urbana para produção de aromáticas e pequenos legumes.

Pautada pelo ritmo das estações, a “portugalidade” dos pratos estará também patente na seleção dos ingredientes e na rotatividade dos menus, com a criação de cartas sazonais. O objetivo é valorizar a autenticidade dos produtos nacionais, respeitando a sua diversidade, sustentabilidade e denominação de origem.

No segmento vínico, será dado sobretudo destaque à região dos Vinhos Verdes e do Douro (únicos no mundo), mas haverá também lugar para vinhos de referência de outras regiões, desde o “renascimento” dos vinhos da Bairrada aos do Dão, sem esquecer as castas nobres do Alentejo. Estarão ainda disponíveis cervejas artesanais de referência nacional e alguns rótulos internacionais.

Natural de Guimarães, António Loureiro iniciou a carreira em 1994, passou por vários restaurantes nacionais e internacionais com estrelas e dirigiu a cozinha de alguns dos melhores Hotéis de Portugal.

Em 2014, foi Chefe Cozinheiro do Ano.