No próximo dia 9 de julho, sábado, o Astória vai promover um jantar temático dedicado ao culto do chocolate, contando com a parceria da DuMonde Chocolat e dos vinhos IdealDrinks, com pratos da conceção do chef Pedro Sequeira

Peixe_Cantarilho e molho de chocolate

Embarque numa viagem à “Volta ao mundo do chocolate”, sem sair do Porto. O Astória, restaurante localizado no Palácio das Cardosas, associou-se à DuMonde Chocolat, loja especializada em chocolates do mundo localizada no Porto, para proporcionar uma experiência gastronómica única em que o chocolate é o ingrediente principal.

A viagem começa em Itália, com um cocktail de boas-vindas onde será servida a famosa Gianduja, uma trilogia de chocolates em formato de queijo, delicadamente harmonizada com o Quinta da Pedra Alvarinho 2011. Nesta introdução à experiência do chocolate destaca-se o sabor do creme de avelãs com chocolate de leite, branco e negro.

A paragem seguinte é Madagáscar, onde os sabores do cacau puro são homenageados num refrescante Ceviche de Camarão e vieira com puré de aipo e citrinos. Nesta entrada, o chocolate Menakao, com 70% de cacau, destaca-se pelos sabores picantes trazidos pelo chili criando uma explosão aromática.

Tunísia é o destino que se segue, para descobrir os sabores suaves do Chocolate Negro com o perfume de flor de laranjeira. Os 60% de cacau, derretidos num suave molho, realçam os sabores delicados do Cantarilho suado com puré de abóbora acompanhado por pickle de espargos brancos. Para completar, o Principal Branco 2010, um vinho que imprime frescura e equilibrada acidez.

Segue-se o prato de carne, um dos maiores desafios do menu. Para esta composição, foi selecionado um chocolate produzido na Lituânia, caraterizado pelas notas de canela, baunilha e pimenta Cayenne. Ingrediente estrela de um molho complexo em sabores, acompanha na perfeição o prato de Carrê de borrego com rosti de batata e toucinho fumado com funcho baby grelhado. O equilíbrio é finalizado com um monocasta Touriga Nacional, Dom Bella 2012.

A viagem termina com uma espécie de Interrail. Não foi escolhido um, mas sim seis chocolates para compor a sobremesa deste menu. O Bolo V6 reúne chocolates do Brasil, Inglaterra, Suécia e Lituânia, numa composição irresistível de sabores e diferentes texturas. Simultaneamente doce e imprevisível, esta sobremesa é equilibrada com o Quinta da Curia 2010, um vinho tinto da região da Bairrada que surpreende pela frescura e casamento perfeito com o chocolate.

O Restaurante Astória vai vestir-se a rigor para partir nesta viagem ao mundo do chocolate. A decoração será a preceito, homenageando as origens do cacau, contando com a intervenção da decoradora Paula Franzini e da Me Allegro. O restaurante do Palácio das Cardosas nunca esteve tão irresistível.

Mais sobre a DuMonde Chocolat: http://www.dumonde.pt/
Mais sobre a IdealDrinks: http://www.idealdrinks.com/pt
Mais sobre Paula Franzini: http://www.paulafranzini.com/
Mais sobre a Me Allegro: http://www.meallegro.com/pt/

Jantar “A Volta ao Mundo do Chocolate”
Preço por pessoa: 45€ (cocktail de boas-vindas e vinhos incluídos)
Contactos para reservas:
[email protected] / 22 00 35 600