ViniPortugal apoia a 1º edição do evento organizado por lusodescendentes que apresenta o melhor de Portugal na capital francesa

LogoViniportugal 450

Durante três dias Paris acolhe a promoção dos vinhos portugueses, que participam de 4 a 6 de Junho no Salon Du Vin, no Parc Floral na capital francesa. A ViniPortugal apoia a primeira edição organizada por uma ousada iniciativa de lusodescendentes.

A ViniPortugal promove neste certame diversos seminários com o objetivo de cativar a atenção de profissionais, sommeliers e jornalistas, assim como do público em geral para os vinhos portugueses. Cerca de 80 produtores nacionais organizam degustações no evento, demonstrando as características únicas dos Vinhos de Portugal.

Jorge Monteiro, presidente da ViniPortugal, afirma que “não sendo um dos mercados prioritários, porque o Orçamento tem limites e há que fazer opções, a França é, porém, um mercado relevante para os vinhos portugueses, sobretudo para o Vinho do Porto, para onde saem cerca de 85 milhões de euros de exportações. No entanto numa análise mais detalhada não podemos ignorar que a França importou em 2015 mais de 11 milhões de euros de vinho de mesa com Denominação de Origem, o que representa, na mesma categoria dos vinhos com DO, mais do que importou o Reino Unido, 3 vezes o que importou a China e 5 vezes o que se exportou para a Noruega ou a Suécia. Esta realidade merece uma maior atenção do que a que tem sido dada ao mercado da França, até porque muitos são os investidores franceses em investir em Portugal e não exclusivamente no Vinho do Porto. “