Os Vinhos de Portugal rumam ao Canadá para se promoverem neste mercado que constitui o 8º destino de vinhos portugueses e regista bons crescimentos sucessivos, tendo terminado 2015 com um crescimento em valor acima dos 14%

LogoViniportugal 450

A ViniPortugal organiza duas Grandes Provas dos Vinhos de Portugal nos dias 20 e 22 de junho, em Calgary e Montreal.

Na Grande Prova dos Vinhos de Portugal em Calgary – a terceira maior cidade do Canadá localizada na província de Alberta – participam 33 produtores nacionais. O programa será iniciado por um seminário focado na diversidade dos vinhos portugueses, conduzido por Sofia Salvador, Wine Educator da Viniportugal, dirigido a 40 profissionais de trade. Serão apresentados 10 vinhos com o objetivo de aprofundar o conhecimento dos vinhos nacionais e valorizar as suas características diferenciadoras. Após o seminário será realizada a prova, dedicada exclusivamente a 150 profissionais de trade do sector.

No dia 22 de junho será realizada a Grande Prova dos Vinhos de Portugal em Montreal – maior cidade da província canadiana de Quebec -, que contará com a presença de 43 produtores e integrará dois seminários sobre a diversidade dos Vinhos Portugueses. Serão ambos apresentados por uma dupla de oradores composta pela reconhecida Sommelier Canadiana Veronique Rivest e pela Wine Educator da Viniportugal, Sofia Salvador. Em cada seminário serão apresentados 10 vinhos, dirigidos a 40 profissionais de trade e 40 Product Consultantes da SAQ, respectivamente.

A Grande Prova de Montreal contempla um período dedicado exclusivamente a 250 profissionais de trade do sector, seguindo-se um período aberto a consumidores finais sendo esperados um total 500 convidados.

Jorge Monteiro, presidente da ViniPortugal, destaca “A promoção dos vinhos portugueses no mercado canadiano aposta numa maior extensão territorial e aproximação a novos mercados regionais, designadamente Calgary na província de Alberta. O Canadá é um dos 12 mercados prioritários para a promoção dos Vinhos de Portugal. Um mercado muito relevante, dado que importa a maioria dos vinhos consumidos, sendo o Québec, Ontário e a British Columbia (BC) os maiores consumidores, representando no seu conjunto mais de 75% do consumo de vinho do Canadá. Os vinhos portugueses em 2015 conquistaram uma quota de mercado de 2.5%, posicionando Portugal no 9º lugar tanto em volume como em valor.”