A N&N Ouro Gourmet International Distribution, que inovou no mercado nacional com o ouro e prata comestíveis e produtos alimentares contendo ouro, acaba de nomear a chef Mónica Pereira a embaixadora da marca

monica pereira 300
Foto de Pedro do Canto Brum

Foi no Porto, cidade onde Monica Pereira nasceu e cresceu que desde muito cedo os aromas e sabores foram para si uma atração. As mesas de doces que tradicionalmente se preparavam em dias de festa na família fazem parte da sua memória e influenciaram-na a entrar na cozinha e a experimentá-la como laboratório.

Licenciou-se em Engenharia de Minas, profissão que exerceu alguns anos em Lisboa, mas foi no Brasil onde desenvolveu a sua paixão pela Doçaria Conventual portuguesa que a fez mudar o seu percurso profissional.

A aprendizagem com a pesquisa e a sensibilidade e experiência que adquiriu, através do negócio de Doçaria Conventual que iniciou e desenvolveu no Brasil, ensinaram-na a dosear e a retirar o melhor partido dos ingredientes, tendo sempre como premissa a excelência e qualidade do produto final.

Defensora incondicional da Doçaria tradicional de origem conventual portuguesa, como riqueza impar do património gastronómico português e da necessidade da sua valorização, preservação e transmissão, Mónica Pereira ao regressar a Portugal dá continuidade ao seu projeto profissional nessa área.

Depois da sua formação na Escola de Hotelaria e Turismo do Porto e de várias outras formações profissionais pontuais, tem ministrado formação destinada a profissionais e consultoria em várias empresas na área da Pastelaria e Restauração, formações a grupos e individuais em empresas de animação turística e colaboração em publicações no âmbito da Doçaria Tradicional.

O seu fascínio pelas artes plásticas e a descoberta da plasticidade que algumas matérias-primas, como o chocolate e as pastas de açúcar, motivaram-na a desenvolver-se como cake designer, explorando dia a dia as potencialidades destes materiais.

Tendo sempre como conceitos prioritários a transmitir, o rigor e preservação das origens gastronómicas, a distinção pela qualidade, a irreverência dos ingredientes nas misturas e a criatividade e equilíbrio das soluções estéticas, Mónica defende que cada alimento transformado deve ser considerado como uma experiência sensorial para degustar e surpreender todos os sentidos.

Os doces têm para si características particulares, não só pelos ingredientes apelativos que os compõem, ou pela plasticidade estética que proporcionam, mas pelos momentos especiais que lhes são associados, quer pelas manifestações de afeto que simbolizam, quer pelos momentos de celebração onde são grande atração.

O grande objetivo da chef Mónica Pereira é “promover a doçaria artesanal e de memórias ao mais alto nível, preservando tradições mas também inovando através das suas criações.”