“Risotto com Crocante de Leitão”  do restaurante Mosteiro do Leitão, é o vencedor do concurso com o prato que foi eleito entre os 10 finalistas que participaram em 1.625 restaurantes, concorrendo com 1.661 receitas

melhor_arroz_2016 450

O Risotto com Crocante de Leitão, do Restaurante Mosteiro do Leitão da região da Batalha, é “O Melhor Arroz de Portugal 2016”. A grande final do concurso decorreu segunda-feira, no Time Out Mercado da Ribeira, em Lisboa, onde o título do melhor prato de arroz do país foi disputado entre os 10 restaurantes mais votados pelo público.

Os 10 finalistas, provenientes de regiões como a Batalha, Esposende, Sesimbra, Tarouca, Pombal, Vila Nova de Poiares, Peso da Régua e Lamego, foram avaliados por um painel de júri, constituído pelo Chef António Boia, Capitão da Equipa Olímpica Júnior de Culinária, Chef Paulo Pinto, Capitão da Equipa Olímpica Sénior de Culinária, e o Chef Carlos Madeira, ‎ Executive Chef na Unilever Food Solutions.

O segundo lugar foi atribuído ao Restaurante Castas e Pratos, vencedor da edição de 2015, que em 2016 apresentou o prato “Risotto de Bacalhau com Todos”. O terceiro lugar foi atribuído ao Restaurante Vintage pelo seu “Risotto de Cogumelos Selvagens com Entrecôte”.

Os 10 finalistas foram eleitos pelo público, através dos votos submetidos por um total de 30.928 pessoas, que garantiram, só por si, a doação a instituições de solidariedade social de 3,1 toneladas de arroz – o equivalente a mais de 5.000 refeições de arroz.

A Unilever Food Solutions (UFS) doou cerca de 3 toneladas de arroz a instituições de solidariedade escolhidas pelos finalistas