Gastronomia e vinhos de excelência, num fim de tarde junto ao rio Douro. Na Pousada do Freixo, no Porto, 10 chefes portugueses vão fazer criações gastronómicas para harmonizar com vinhos de produtores de norte a sul do país.

pestana-palacio-freixo-overview
Piscina da Pousada do Freixo junto ao rio Douro

É um evento enogastronómico com caraterísticas invulgares. Dez chefes de alguns dos restaurantes mais conceituados do país juntam-se no próximo dia 27 de junho, pelas 18h00, na Pousada do Freixo (Porto), para um momento de degustação único. Cada chefe apresentará duas criações gastronómicas que vão harmonizar com vinhos de produtores de todas as regiões vínicas portuguesas.

O evento, destinado à comunicação social e convidados é organizado pela Alivetaste e conta com a parceria da Pousada do Freixo, da Greengrape | alltodouro, Schott Zwiesel, Bermar, LightBox, Pedro do Canto Brum, Recheio e como media partner a Smooth FM. Os 10 chefes têm como ligação o facto de terem participado nos “Laboratórios Harmonização a copo”, projeto de avaliação da restauração e do serviço de vinhos nos restaurantes portugueses, desenvolvido pela Alivetaste, em parceria com a ViniPortugal e desde 2016 passou a integrar também a Apcor- Associação Portuguesa da Cortiça. Durante o evento, os “Laboratórios Harmonização a copo” serão apresentados através de um compacto dos encontros já realizados. Esta iniciativa, que já vai no segundo ano, tem como objetivo último aumentar a qualidade do serviço de vinhos, do serviço de vinho a copo nos restaurantes portugueses, sensibilizar para as castas nacionais, para a importância das harmonizações, da cozinha, do serviço , assim como para a importância da cortiça através da utilização de rolhas desta matéria prima nos vinhos.

Cada um dos 12 restaurantes que participaram nos laboratórios receberá um troféu distintivo e único, cuja criação é da responsabilidade da Schott Zwieisel.

Além da mostra de gastronomia e vinhos de excelência, neste fim de tarde junto ao rio Douro, a Alivetaste.com apresenta também toda a nova imagem gráfica deste projeto editorial de gastronomia e vinhos, bem como o novo site com funcionalidades reforçadas e ligações às principais redes sociais, desenvolvido por Tiago Rodrigues. “A imagem como suporte da informação está em primeiro lugar, e nisso contamos com parcerias de excelência: as fotografias são de Pedro do Canto Brum e o vídeo da LightBox”, adianta Mário Rodrigues, líder da Alivetaste.

Outro projeto que será apresentado ao vivo será um programa de televisão que terá como objetivo divulgar o país vínico, associando de uma forma criativa simples e apelativa, todas as vertentes vínicas e enogastronómicas do turismo em Portugal. Este programa tem a produção conjunta da Alivetaste, Lightbox e Cristina Alves, tendo a participação do escritor de vinhos e gastronomia Mário Rodrigues, produtora de conteúdos de comunicação e apresentadora de televisão Cristina Alves e do produtor e realizador Luís Ismael.

“Um fim de tarde a não perder, invulgar, simples, descomprometido e inovador, onde os prazeres da vida estarão à mão num início de semana a não esquecer, com o que de melhor Portugal tem, junto à foz do rio que ajuda a produzir alguns dos melhores vinhos mundiais da região que é Património Mundial, o Douro. Esperamos também que este evento faça parte do calendário anual da Alivetaste”, sublinha Mário Rodrigues.

 

Chefs no evento
Chef António Vieira – Wish
Chef Tony Salgado – Pousada do Freixo
Chef Hélio Loureiro – Terrella
Chef Luís Américo – Cantina 32
Chef Pedro Braga – Tenra
Chef Pedro Inglês Marques – Valle Flor
Chef Pedro Sequeira – Astória                            
Chef Renato Cunha –  Ferrugem
Chef Rui Martins – Rib 
Gaveto

Produtores:
Magnum vinhos – Carlos Lucas (Dão-Lafões)

VB Ribeiro Santo Encruzado 2015
VB Ribeiro Santo Automático

Muxagat vinhos (Douro)
Muxagat branco
Muxagat tinto

Pormenor vinhos (Douro)
Pormenor branco
Pormenor tinto

Lua Cheia (Douro)
Maria Bonita
Andreza Códega do Larinho

Quinta de Covela (Douro)
Covela Escolha Branco
Covela Rosé. 2015 
Flor de Tecedeiras, 2014

Giroflé (Verde e Douro)
Giroflé Loureiro
Giroflé Branco do Douro

Quinta de S. José (Douro)
Flor S. José 2015
Quinta S. José Reserva 2013
S.J Vintage Single Quinta 2013

Poças Júnior (Douro)
Poças Reserva 2014
Vale de Cavalos 2013
Poças 10

Herdade do Rocim – Catarina Vieira (Baixo Alentejo)
Herdade do Rocim Alicante Bouschet 2014
Olho de Mocho Branco Reserva 2014

Quinta Nova – Luisa Amorim (Douro)
Grainha Reserva branco 2015
Quinta Nova Reserva tinto 2013
Clã Moscatel Douro.

Monte da Penha – Rita Fino (Alentejo Vidigueira)
Montefino Reserva tinto 2009
Monte da Penha Reserva Tinto 2010
Monte da Penha Reserva Branco 2014

Adega Mayor- Rita Nabeiro (Alentejo Campo Maior)
Solista Touriga Nacional tinto
Solista Verdelho branco
Monte Mayor Reserva Tinto

Quinta Dona Matilde – Eng. Manuel Angelo Barros e Filipe Barros (Douro)
Dona Matilde branco 2015
Dona Matilde tinto 2011
Dona Matilde Reserva tinto 2011

Quinta da Bageiras – Mário Sérgio (Bairrada)
Espumante rose bruto natural colheita 2014
Grande reserva  bruto natural 2011

Quinta de Santiago (Verde)
Quinta de Santiago alvarinho
Quinta de Santiago rosé 2015

São Lourenço 2013 (Bairrada)

Colinas Espumante (Bairrada)

Quinta do Pinto Estate Collection Branco 2015