III edição tem lugar dia 18 de Julho no Jardim dos Clérigos e vai eleger a seleção nacional de pizzaiolos que representará Portugal a nível mundial

juri piza 365

A III edição do Campeonato Português de Pizza, marcada para dia 18 de Julho, promete voltar a parar a Baixa do Porto.

Este ano, a organização, novamente a cargo do mestre pizzaiolo Antonio Mezzero, vai superar os 25 participantes da edição anterior, apontando-se para cerca do dobro dos participantes. Por isso, o campeonato vai durar todo o dia com mais pizzaiolos a mostrar as suas potencialidades a um júri de renome, mas também ao público que esteja presente e queira deliciar-se com as pizzas do País. Retiradas as fatias para o júri, a restante pizza também será submetida ao paladar do público, a quem será oferecida. Aliás, quem assistir in loco aos trabalhos vai poder ver os pizzaiolos a trabalharem em permanência e a distribuírem fatias de pizza pela assistência, como forma de prender o público à iniciativa e conquistar mais fãs para o evento.

O leque de premiados também irá ser alargado, com o painel de jurados a avaliar, para lá das duas pizzas mais saborosas e das duas pizzas mais bonitas, também o ‘Master Pizzaiolo’ que melhor usa as técnicas, o tempo, assim como os comportamentos ecológicos irrepreensíveis, quer com os alimentos, quer com o material de trabalho. Com a passagem nesta etapa portuguesa a ser obrigatória para obter classificação de acesso ao Campeonato Mundial da Pizza, que se realiza anualmente em Parma, e ao Campeonato Mundial de Pizzaiolo, que decorre todos os anos em Nápoles, os vencedores das três categorias na competição, num total de cinco profissionais, terão a oportunidade de se mostrarem nos grandes palcos de pizzas do mundo, formando a «Selecção Portuguesa de Pizzaiolos» que vai mostrar que também aqui Portugal é capaz de competir ao mais alto nível.

O júri, que este ano terá trabalho redobrado na avaliação dos produtos finais a concurso, volta a ser constituído por grandes nomes ligados ao mundo das pizzas, como Grace, a tricampeã mundial, Simona Lauri, professora de panificação em Itália e personalidade muito conceituada no mundo da pizza, e ainda Paulino Bucca, Marco Gomes, Leone Coppola, Carmine Basile, António Vieira e Paulino Queirós.

À semelhança do que aconteceu nas duas anteriores edições, também este ano parte da verba proveniente das inscrições será encaminhada para uma instituição de beneficência que trabalha com crianças.