ViniPortugal organiza provas em Boston, Seattle e almoços harmonizados em Los Angeles e Austin

LogoViniportugal 450

Os EUA continuam a ser o principal mercado de promoção dos vinhos portugueses. Motivo pelo qual a ViniPortugal regressa a este mercado com a organização de duas provas em Boston e Seattle – nos dias 31 de Maio e 07 de Junho- e dois almoços harmonizados em Los Angeles e Austin, reforçando a notoriedade e conhecimento dos vinhos portugueses junto de importantes públicos deste mercado.

De acordo com dados relativos ao fecho de 2015, os vinhos portugueses registaram um crescimento total de 16.3% em valor e 7.6% em volume.

Na Prova de Boston, que será realizada no dia 31 de Maio, participam 28 produtores que colocarão os seus vinhos em degustação divulgando a autenticidade e a diversidade das castas autóctones nacionais. A prova será inicialmente dirigida a profissionais de trade do sector, abrindo depois a amantes e apreciadores de vinho, sendo esperada a participação de um total de 300 consumidores e profissionais de trade norte-americanos.

Um seminário centrado no tema “Modern Portugal: Exploring Contemporary Approaches, Classic Grapes and Exciting Wines” antecederá a prova. O seminário será conduzido pelo Master Sommelier Evan Goldstein, e será dirigido a 50 profissionais, contemplando a apresentação de 10 vinhos.

A Prova de Seattle terá lugar no dia 7 de junho, no The Rainier Club. Será igualmente precedida de um seminário, após o qual 18 produtores nacionais darão a provar os seus vinhos a 150 profissionais de trade do sector.

A ViniPortugal organiza ainda, pela primeira vez, dois almoços em Los Angeles e Austin, em que desafia um dueto de chefes – americano e português – a harmonizar os 13 vinhos apresentados com gastronomia portuguesa e americana. O objetivo é demonstrar a versatilidade dos vinhos portugueses, aumentando a sua notoriedade.

O Master Sommelier Evan Goldstein será o anfitrião dos eventos, nos quais 40 líderes de opinião locais do sector serão convidados a provar as harmonizações propostas.

O mercado dos EUA possui um elevado potencial de oportunidade e crescimento para as exportações da produção nacional. É o alvo do maior investimento da promoção internacional de vinho português, pois é um importante mercado de exportação para vinhos portugueses. Atualmente posiciona-se como o quarto principal destino das exportações de vinho português. É interessante registar a forma positiva como os vinhos portugueses têm sido acolhidos pela crítica especializada, bem como o desenvolvimento recente das exportações.