A Casa Santos Lima, a maior produtora da região dos Vinhos de Lisboa, foi considerada a oitava melhor produtora de vinho do mundo, no ranking de 2016 da World Association of Writers and Journalists of Wines and Spirits

Mapa-da-Região Lisboa 450

O cálculo da classificação baseia-se nos prémios conquistados por cada produtor durante um ano, em cerca de 75 concursos internacionais, de um total de quase meio milhar.

Durante o ano de 2015 e entre outras distinções foi premiada com 100 medalhas de ouro, o que acabou por consolidar a classificação já conquistada anteriormente.

No ranking constam ainda duas outras empresas portuguesas, que colocam Portugal no 5º lugar do ranking mundial das melhores produtoras de vinho, atrás da Austrália (4º), Itália (3º), Espanha (2º) e França (1º) e à frente da Nova Zelândia (9º), África do Sul (8º), Chile (7º) e Argentina (6º).

“Este é mais um tremendo feito para Portugal e para todos os seus produtores de vinho, particularmente para a CVR Lisboa, que demonstra, uma vez mais, que os nossos vinhos estão ao nível dos melhores do mundo”, afirma Vasco d’Avillez, presidente da Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa.

Recorde-se que a Região de Lisboa produz anualmente cerca de 100 milhões de litros, dos quais quase metade são certificados, o que confere à Região um forte potencial de crescimento na certificação.

Em 2016, os Vinhos de Lisboa esperam crescer 5% no mercado nacional, aumentar as exportações para 70% do total do vinho certificado e entrar em novos mercados.

Os ‘Vinhos de Lisboa’ exportam já cerca de 65% do que produzem, sendo que os principais mercados são: EUA, Norte da Europa, China e Brasil.

A Região Vitivinícola de Lisboa engloba as denominações de origem: Alenquer, Arruda, Bucelas, Carcavelos, Colares, Encostas d’Aire, Lourinhã, Óbidos e Torres Vedras.