A enóloga de Mora, Susana Esteban, venceu o Prémio “Produtor Revelação” outorgado pela revista “Wine”, que promove o evento a “Essência do Vinho” e que reúne especialistas de todo o mundo

EV premio PR susana esteban g

Susana Esteban encontrou no Alentejo e em Mora o espaço ideal para a realização dos seus anseios enquanto produtora e o seu primeiro sucesso foi o vinho “Procura”, considerado há dois anos o 10º melhor vinho português, de acordo também com a revista “Wine”

Outras duas publicações da especialidade não se fizeram rogadas em sublinhar os atributos do «Procura». A Revista de Vinhos conferiu-lhe o prémio de excelência 2013. Entre mais de 2000 vinhos provados, sempre com provas cegas, obteve nota 18 numa escala de 0/20.

O Guia dos Vinhos de João Paulo Martins coloca o «Procura» entre os melhores vinhos nacionais entre mais de 3000 provas, alcançando o décimo segundo lugar.

A produtora, para responder a outras sensibilidades e paladares, em 2012 lança o «Aventura», tinto e branco, sem estágio em madeira.

À exceção da produção das uvas, tudo o mais é feito em Mora, numa discreta adega, lá para os lados da Quinta Seca, à saída da vila para Coruche, a antiga estrada nacional.

Os vinhos «Procura» e «Aventura», tintos e brancos, estão já presentes em 14 países e encontram-se praticamente esgotados. Em Mora, estão disponíveis no restaurante Afonso.

Susana Esteban nasceu em Tuy e formou-se em Engenharia Química em Santiago de Compostela, com especialização em Vitivinicultura e Enologia no grau de Mestrado em Rioja – Logroño.