Com a assinatura da Lavradores de Feitoria, acaba de chegar ao mercado o novo ‘Quinta da Costa das Aguaneiras tinto 2012’

Quinta da Costa das Aguaneiras tinto 2012 320

Com este vinho, o coletivo de 15 produtores quer mostrar ao mundo o verdadeiro Douro em vinho, um terroir de personalidade forte, honrando esta tradição de bons néctares, complexos e elegantes. Um néctar que nasce em solos xistosos e em vinhas com idades entre os 30 e os 60 anos.

O ‘Quinta da Costa das Aguaneiras 2012’ tem na sua base, uvas de Touriga Nacional provenientes de vinhedos em encosta virada para Sul, com alguma Tinta Roriz. A sua vinificação em lagar de pedra e estágio em barricas de carvalho francês conferiram-lhe corpo, fruta madura, complexidade e grande potencial de evolução em garrafa. Um DOC Douro igual a si mesmo e que reúne as melhores características dos típicos vinhos da região, a juntar às muitas outras referências de assinatura dos “Lavradores” que espelham diferentes estilos, como o ‘Meruge’, de traços franceses.

De cor vermelha viva e profunda, este tinto é bastante frutado e intenso no nariz, revelando amora e um toque de cássis, com notas de baunilha que advêm do seu estágio em madeira. No palato começa fresco e saboroso, com taninos suaves mas presentes. Ainda na boca, a sua boa acidez, complexidade e corpo adivinham longevidade.

Preço de venda ao público recomendado: €18,49