Bairrada recebe gigante dos concursos, o “Portugal” Wine Trophy, de 05 a 08 de Maio no Museu do Vinho Bairrada em Anadia

Bairrada - Helder Coelho 450
Foto de Helder Coelho

Considerado um dos mais importantes e maiores concursos mundiais de vinhos, o ‘Wine Trophy’ regressa este ano a Portugal e vai “montar palco” na Bairrada, mais propriamente no Museu do Vinho Bairrada, em Anadia, entre os dias 05 e 08 de Maio. O certame, organizado pela Deutsche Wein Marketing (DWM), é habitualmente realizado em Berlim, na Alemanha, tendo a edição de 2015 decorrido em Daejeon, na Coreia do Sul. Agindo sob o “guião” da OIV – Organização Internacional da Vinha e do Vinho, o ‘Portugal Wine Trophy 2016’ será uma repercussão do sucesso da primeira edição em território nacional: no Porto em 2014.

O painel internacional de jurados conta com cerca de setenta provadores que premiarão os melhores vinhos de entre os cerca de 1750 submetidos a concurso por produtores de todo o mundo. Os 117 produtores associados na Comissão Vitivinícola da Bairrada (CVB) têm a vantagem de poder registar cinco vinhos sem qualquer encargo, enquanto que os concorrentes de outras zonas do país pagam uma taxa de €135,00 por amostra submetida. Na apresentação do evento, que teve lugar no passado dia 01 de Abril no Museu do Vinho Bairrada, o vice-presidente da autarquia de Anadia, Jorge Sampaio, declarou que se trata de uma competição não só importante para o país, mas também para a região da Bairrada e para Anadia.

Em adição às vantagens óbvias do ingresso, que se prendem com a premiação dos vinhos à prova, este ano verificam-se algumas inovações: participação no ‘Asia Wine Trophy’ sem custos adicionais; apresentação dos vinhos vencedores na ‘Asia Wine Business Week’, também sem custos; e participação na ‘Golden League’ de todos os Wine Trophy existentes (prémio especial de mais de €250.000 para o melhor vinho de todos os concursos).