No próximo dia 25 de maio, o restaurante Valle Flor  do Pestana Palace Lisboa,  integra a iniciativa da AliveTaste que promove a melhoria do serviço de vinho na restauração e a boa articulação entre menus e cartas de vinho

pestana-palace-sala-renascença 450

Esta unidade do grupo Pestana, o Palace de Lisboa, uma das melhores unidades hoteleiras mundiais, foi desafiado a participar no Laboratório “Harmonização A Copo” no próximo dia 25 de maio, preparando um almoço vínico em harmonização com vinhos nacionais. A iniciativa é organizada pelo AliveTaste, com o apoio da ViniPortugal e da Apcor, e abrange em 2016 10 restaurantes nacionais no Porto e em Lisboa.

O restaurante Valle Flor  localizado nos antigos salões de baile do Hotel Pestana Palace Lisboa, é um espaço mágico onde as colunas e capitéis dourados e faustosos evocam Versailles. Hotel de luxo, instalado no Palácio do Marquês de Valle Flor, foi construído no final do século XIX. Aliciante pelo conceito, história, cultura, arquitetura e excelente serviço associado, com uma forte aposta no serviço de vinhos e de vinho a copo, tem uma carta bem estruturada disponibilizando informação pormenorizada sobre as caraterísticas e qualidades de cada um dos vinhos.

O painel de avaliação deste almoço será composto como sempre por cinco elementos, um da Alivetaste, um da ViniPortugal, um da Apcor e dois convidados.

A iniciativa Laboratório “Harmonização A Copo”  tem conseguido ter um forte impacto junto dos restaurantes e do público, sendo uma aposta o levantamento do espetro nacional no panorama da restauração de qualidade em Portugal, particularmente no que diz respeito ao serviço de vinho e vinho a copo praticado, às harmonizações, à cozinha, e aos serviços em termos gerais. O importante papel das rolhas de cortiça na preservação dos vinhos é também um aspeto abordado pela Apcor no decorrer destes laboratórios, assim como a disponibilização de informação dirigida aos consumidores.

A aposta na formação de vinhos da ViniPortugal, desde início uma prática sistemática para todas as entidades que englobam estes laboratórios e agora complementado pela formação relativa à cortiça associada ao vinho, da responsabilidade da Apcor-Associação Portuguesa de Cortiça.

Em 2015 realizaram-se 8 laboratórios no Porto, no Teatro, Astória, Terrella, Pousada do Freixo, Boa Nova, Gaveto, Ferrugem e Quarenta e Quatro, concluindo o ano com um balanço muito positivo. Em 2016 a iniciativa iniciada em Janeiro no Rib Beef and Wine, do Pestana Vintage Porto Hotel, o Cantina 32, Wish e Coma no Porto,  continua focada na promoção pedagógica, nomeadamente no que concerne ao serviço de vinhos e ao fundamental vinho a copo, importância da correta construção da carta de vinhos, a sistematização das harmonizações, a boa cozinha e a melhoria dos serviços em termos gerais. A promoção de novas harmonizações visam elevar o nível de serviços em Portugal nesta área considerada fundamental num país de serviços e de turismo.