“Guia de Enoturismo de Portugal” considerado o melhor livro do mundo sobre enoturismo pelo Gourmand World Cookbook Awards

Guia Enoturismo Portugal 280

Ano e meio após o seu lançamento, o “Guia de Enoturismo de Portugal”, da jornalista e crítica de vinhos Maria João de Almeida, foi distinguido pelos Gourmand World Cookbook Awards – Wines and Drinks 2016.

Estes prémios internacionais decorrem desde 1995 e são comparados aos “Óscares” para os livros de gastronomia mundial, por reconhecerem e premiarem, anualmente, os melhores livros, programas televisivos e aplicações dedicados ao universo da comida e da bebida. Este ano, a cerimónia de entrega de prémios decorreu em Yantai, na China, onde 103 países foram galardoados em 89 categorias.

Dentro da categoria “Wine Tourism”, com sete finalistas, entre os quais estavam a Austrália, França, África do Sul, Espanha, e outros, Portugal foi distinguido com o galardão “Best in the World”.

Ao receber este prémio, a autora Maria João de Almeida, mostrou-se muito orgulhosa com o trabalho por si realizado e com o reconhecimento do potencial de Portugal: «Para mim foi um grande prazer ter ganho este prémio, assim como para toda a equipa que tanto trabalhou para este projeto e, acima de tudo, é um grande prémio para Portugal. Somos um País pequeno, mas com uma grande riqueza de castas, de vinhos e de excelentes enoturismos. Por favor, venham visitar-nos, será uma grande alegria receber-vos!»

Editado pela Zest, este guia é o primeiro livro em Portugal dedicado em exclusivo ao enoturismo, reunindo o melhor que o País tem para oferecer nesta área, indicando quais os melhores produtores de vinho a visitar, mas também dando sugestões sobre os melhores locais onde comer e dormir. O guia foi ainda adaptado à televisão em formato de episódios, em que cada um mostra uma região diferente, e pode ser visto pelos passageiros a bordo dos voos da TAP.

Sendo o Turismo uma das mais importantes atividades em Portugal – e o cluster ligado à cultura do vinho e ao enoturismo um dos grandes responsáveis pelo crescimento anual das visitas -, a Zest desafiou a jornalista e crítica de vinhos Maria João Almeida a publicar um guia impresso, em português e em inglês, com um design cuidado e exclusivo e um acabamento de elevada qualidade.

Após o sucesso da 1ª edição, a editora encontra-se neste momento a preparar a publicação de uma 2ª edição do livro, revista e actualizada.