Soalheiro, a Primeira marca de Alvarinho de Melgaço, aumenta a sua ‘família’ de vinhos com o novo Soalheiro Granit que revela uma dimensão mais mineral da casta Alvarinho

Granit g

Granit é um Alvarinho que sai de uma seleção específica de vinhas plantadas acima dos 150 metros de altitude, revelando a mineralidade que relaciona o solo de origem granítica do ‘terroir’ de Monção e Melgaço e da casta Alvarinho, aprimorado com a batonage e o estágio nas borras finas. A fermentação ocorre em cubas de inox a uma temperatura mais elevada que a usual em vinhos brancos, mostrando um aroma elegante e mais mineral, com um final seco e persistente.

Em 2015 a Quinta de Soalheiro conseguiu uma colheita perfeita e consistente, graças aos meses de verão, e especificamente agosto, que tiveram temperaturas moderadas durante o dia e noites frias, que favoreceram uma maturação lenta e a concentração dos aromas nas uvas. O início de setembro seco também foi essencial para um equilíbrio perfeito neste Soalheiro, assim como o facto de a floração ter ocorrido duas semanas mais tarde do que a última colheita, devido à pouca precipitação no inverno. A vindima das uvas para o Soalheiro Granit foi das últimas a ser realizada devido à seleção de vinhas de maior altitude.

Este novo néctar tem um perfil muito gastronómico, acompanhando todo o tipo de pratos de marisco ou peixe.