A Fundação Manuel António da Mota promove, de 12 a 20 de maio, a Semana do México no Porto que vai decorrer no Mercado do Bom Sucesso, com a cultura e gastronomia como pano de fundo

Son do México  450

Durante esta semana o Mercado do Bom Sucesso vai ser palco do melhor que o México tem para apresentar da moda, à gastronomia, passando pela música e pelo cinema. Uma oportunidade para conhecer um país de uma enorme riqueza, desconhecido da maioria dos portugueses.

O evento inicia-se dia 13 de Maio, sexta-feira, pelas 19h00, com a inauguração das exposições “Oaxaca de Juárez” e “Entre Ramas”, na Fundação Manuel António da Mota. O Cocktail de cozinha mexicana será servido pela renomada Chef Mari Carmen Sáenz. Neste mesmo dia, pelas 21h30, a cantora mexicana Maria Guadalupe del Rocio sobe ao palco com Luís Represas para um momento de grande cumplicidade e intercâmbio musical.

No dia seguinte, a literatura, a gastronomia, a moda e a música invadem o Mercado do Bom Sucesso. Às 15h00, o escritor mexicano David Toscana estará presente para falar das suas obras. Segue-se, às 17h00, o atelier gastronómico para crianças “Pratos com História”, orientado por  Saphir Cristal, que depois de já ter sido apresentado em 2013 no Mercado, volta agora com uma nova temática dedicada  à pintora mexicana Frida Khalo. Segue-se às 19h00 o desfile de moda “Resignificación de Frida Kahlo”, da estilista Nelyda Acosta, também inspirado na mesma artista plástica. O dia culmina, às 21h30, com um espetáculo musical de Mariachis.

No Domingo, dia 15, é a vez do cinema mexicano marcar presença com a apresentação da primeira parte do ciclo dedicado ao cinema mexicano contemporâneo. À noite, pelas 21h30,  haverá um espetáculo de música clássica mexicana.

O Restaurante “Frida”, vai acolher na segunda-feira, dia 16, um Showcooking no qual serão elaborados alguns dos melhores sabores mexicanos com o objetivo de divulgar e promover a gastronomia desse país.

No dia 18 de Maio, O México chega ao Bom Sucesso através dos melhores cocktails mexicanos  que serão servidos na “Happy Hour Mexicana”, marcada às 17h00,  e ao ritmo de um DJ. Para gaúdio dos aficionados do futebol, neste mesmo dia, às 18h00, os jogadores mexicanos que integram o plantel do Futebol Clube do Porto estarão presentes no Mercado para um momento de convívio.

Na manhã de quarta-feira, pelas 11h00, um dos chefs do Restaurante Frida vai orientar um workshop de cozinha mexicana. Ao final do dia encerra-se o ciclo de cinema mexicano com  uma viagem cinéfila por alguns dos seus principais trabalhos do realizador Luis Buñuel.

Quinta-feira  é dia de  “Fiesta Mexicana”. A partir das 17h00,  o Bom Sucesso é tomado pelo ritmo de um dj mexicano e por várias surpresas gastronómicas.

A Semana do México no Porto encerra com chave de ouro, no dia 20, com um espectáculo de folclore mexicano, protagonizado pelo grupo Sabor Latino, seguido do espetáculo musical Son de México.