A Quinta de la Rosa acaba de lançar a sua marca de entrada de gama, ‘DouRosa’, o tinto colheita de 2014, um vinho que se pretende bem agradável, leve e fácil de beber, para o dia-a-dia, e que foi recentemente distinguido pela conceituada revista norte-americana Wine Enthusiast com 91 pontos

douRosa tinto g

A anterior edição – ‘DouRosa tinto 2013’ – foi, com 90 pontos, o único Douro a integrar a lista ‘Top100 Best Buys 2015’ desta mesma publicação, destacando-se pelo binómico preço-qualidade num universo de 19.500 vinhos avaliados ao longo do ano transato.

O ‘DouRosa tinto 2014’ é feito de variedades de uva tradicionalmente utilizadas na produção de vinho do Porto, entre as quais Touriga Franca, Touriga Nacional e Tinta Roriz. É um vinho que ultrapassou as adversidades climáticas do ano da sua colheita, saindo mais expressivo do que nunca. A vinha de Lamelas, de onde provém, foi arduamente atingida por tempestades de granizo, tendo recuperado de uma forma impressionante. A chuva que caiu no Douro durante a vindima de 2014 originou vinhos mais leves do que habitualmente, o que para este DOC Douro se revelou perfeito, pois traduz o perfil da marca ‘DouRosa’.

A expressar esta garra de uma vinha lutadora, produziu-se um vinho elegante e harmonioso, pleno de fruta fresca. Jovem e fácil, é macio mas com boa acidez. A sua versatilidade permite-lhe acompanhar na perfeição pratos ligeiros (se servido fresco) e pratos mais de sabor mais intenso (a uma temperatura mais elevada) incluindo alguns queijos. Uma boa companhia para o quotidiano, com um preço de prateleira a rondar os €7,00.