O Solar do Vinho do Dão, em Viseu, volta a ser palco do desfile das colheitas de 2015 da região, sendo já no dia 23 de Maio que os vinhos do último ano serão premiados e provados, em primeira-mão

solar do vinho do dão 450

A Comissão Vitivinícola Regional do Dão (CVR Dão) organiza o evento ‘Dão Primores – Declaração de Vindima 2015’, uma mostra de vinhos com prova livre das amostras de vinhos da colheita de 2015. Cada produtor, pode apresentar até cinco vinhos dessa colheita. Estarão em prova mais de 150 amostras de vinhos de 2015, entre vinhos brancos, tintos e rosados.

O evento terá início às 9h30 e, para a conferência inaugural, conta com a presença do convidado espanhol José Luis Murcia, Presidente da Associação Espanhola de Jornalistas e Escritores de Vinho, que irá falar sobre o importante papel dos Conselhos Reguladores das Regiões Vitivinícolas de Espanha na promoção externa do vinho nacional e como se poderá adaptar esse modelo de sucesso a Portugal.

Após esta palestra inicial, fica a cargo de Arlindo Cunha, Presidente da CVR Dão, proclamar a Declaração de Vindima 2015, seguindo-se as intervenções dos especialistas em viticultura e enologia. Este ano, os convidados serão António Teixeira (viticultor) e Nuno Cancela de Abreu (enólogo) que apresentarão, respetivamente, o ano vitícola e o perfil geral da colheita no ano de 2015.

Pelas 10h45 serão entregues os prémios do 54º Concurso ‘Os Melhores Vinhos do Dão no Produtor – Dão Primores colheita 2015’. Este Concurso destina-se a avaliar e premiar os vinhos de 49 produtores que apresentaram a concurso 204 amostras da última vindima na região. As provas deste concurso decorreram nos dias anteriores, com um painel de 10 jurados. Foram consideradas as categorias de vinhos brancos, tintos, rosados e monovarietais na colheita de 2015.

Os vinhos mais votados a concurso conquistarão os diplomas de ouro e de prata, a que se seguem os que receberão um diploma de menção honrosa. Os cinco vinhos diploma de ouro com maior pontuação disputarão ainda uma finalíssima, candidatando-se à atribuição do galardão ‘O Grande Vinho do Dão’.

Pelas 11h30 terá início a prova livre das amostras de vinhos da colheita de 2015 presentes no evento destinada à crítica, aos jornalistas, aos profissionais do sector, aos responsáveis pela distribuição e aos principais clientes convidados pelos produtores.