Entrega de Prémios XVI dos Vinhos da Península de Setúbal para os 41 melhores vinhos para 2016, e as 5 distinções de melhor vinho categorias branco, rosado, tinto, generoso e melhor vinho

entrega premios vinhos de setubal 450

Foram 41 os vinhos premiados no XVI Concurso de Vinhos da Península de Setúbal. Os resultados foram, dia 5 de Maio, revelados na cerimónia de entrega de prémios que decorreu no Castelo de Palmela. São 13 medalhas de ouro e 28 medalhas de prata. Dos vinhos medalhados emergiram ainda cinco distinções de Melhor Vinho a concurso nas categorias Branco, Rosado, Tinto, Generoso e Melhor Vinho – o mais pontuado nesta edição. O Concurso de Vinhos da Península de Setúbal é organizado anualmente pela Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal (CVRPS). Este ano o Concurso de Vinhos da Península de Setúbal recebeu 133 amostras para prova, de 18 produtores da região.

O Moscatel Roxo de Setúbal SIVIPA Superior 10 Anos, da SIVIPA Soc. Vinícola de Palmela, arrecadou os títulos de Melhor Vinho e Melhor Vinho Generoso e partilha os desejados troféus com os vinhos tranquilos Quinta Do Monte Alegre, Alicante Bouschet 2013  – Melhor Vinho Tinto  – da Fernando Santana Pereira, com o Adega de Pegões Colheita Seleccionada 2014 – Melhor Vinho Branco  – da Adega de Pegões, e com o Terras do Pó 2015  – Melhor Vinho Rosado da Casa Ermelinda Freitas.

O júri, composto por técnicos das várias regiões vitivinícolas portuguesas, Associação Portuguesa de Enologia, Associação de Escanções de Portugal e ASAE, imprensa da especialidade e representantes da restauração, num total de 22 provadores, esteve dois dias em provas na Casa Mãe da Rota dos Vinhos da Península de Setúbal, em Palmela.

Para Henrique Soares, Presidente da CVRPS, ‘este é um ano particularmente especial para a Região (CVRPS) que celebra 25 anos de atividade. A maturidade da região é notória e a XVI edição do concurso testemunha isso mesmo e é mais um incentivo à produção de vinhos de qualidade e à promoção junto do consumidor. O balanço deste primeiro quarto de século da região, segundo o enquadramento da União Europeia (109 anos segundo a lei portuguesa) é altamente positivo, a produção dos vinhos certificados (Moscatel de Setúbal, Moscatel Roxo de Setúbal, Vinhos de Palmela e Vinhos da Península de Setúbal) aproxima-se dos 30 milhões de litros e de há 4 anos que se traduz na certificação de mais de 70% da produção total da região. Este é um dado absolutamente eloquente quanto ao investimento e á aposta na qualidade por parte das empresas vitivinícolas desta região!”

XVI Concurso de Vinhos da Península de Setúbal

OS MELHORES VINHOS

MELHOR VINHO
SIVIPA SUPERIOR 10 ANOS
Vinho Generoso | DO Moscatel Roxo de Setúbal
SIVIPA – Sociedade Vinícola de Palmela, S.A.

MELHOR VINHO GENEROSO
SIVIPA SUPERIOR 10 ANOS
Vinho Generoso | DO Moscatel Roxo de Setúbal
SIVIPA – Sociedade Vinícola de Palmela, S.A.

MELHOR VINHO TINTO
QTA. DO MONTE ALEGRE ALICANTE BOUSCHET 2013
Vinho Tinto, Regional Península de Setúbal
Fernando Santana Pereira Unipessoal, Lda.

MELHOR VINHO BRANCO
ADEGA DE PEGÕES COLHEITA SELECIONADA 2014
Vinho Branco, Regional Península de Setúbal
Cooperativa Agrícola de Santo Isidro de Pegões, CRL

MELHOR VINHO ROSADO
TERRAS DO PÓ 2015
Vinho Rosado, Regional Península de Setúbal
Casa Ermelinda Freitas – Sociedade Vinhos, S.A.