Estreia-se este ano o ‘Concurso de Azeite Virgem de Trás-os-Montes e Alto Douro’ (CAVTAD), uma iniciativa que decorrerá por ocasião da 5.ª edição do ‘Festival do Vinho do Douro Superior’ (FVDS)

Concurso Azeites 450

O concurso acontece nos dias 19 e 20 de Maio, na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Bragança, e os vencedores são anunciados no Domingo, dia 22 de Maio, pelas 17h00, durante o certame que decorre no ExpoCôa – Pavilhão de Exposições e Feiras de Vila Nova de Foz Côa.

José Gouveia, professor catedrático do Instituto Superior de Agronomia e grande especialista em azeites, é o presidente do júri do CAVTAD, acompanhado pela dupla de diretores técnicos Francisco Pavão (da APPITAD – Associação dos Produtores em Proteção Integrada de Trás-os-Montes e Alto Douro) e José Alberto Pereira (da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Bragança). Nesta primeira edição, o júri integra profissionais de referência na área da análise sensorial de azeites virgem, garantindo aos produtores da região uma oportunidade de exceção para mostrar o dinamismo e o potencial da sua atividade.

‘Frutado Maduro’, ‘Frutado Verde’ e ‘Frutado Verde Intenso’ são as três categorias de azeite a concurso, às quais serão atribuídas medalhas de ouro, prata, bronze e menções honrosas, havendo ainda lugar para duas distinções especiais para os melhores ‘Azeite de Cooperativa’ e ‘Azeite de Quinta’.

As inscrições estão abertas até dia 18 de Maio, sendo que os interessados em participar deverão contactar a Revista de Vinhos / Masemba, através dos contactos de Ana Rita Gonçalves ([email protected]
ou 215 971 383).