Carlos de Jesus da Amorim & Irmãos, Susana Ribeiro do Turismo da Câmara Municipal do Porto, João Rui Ferreira da Apcor, Daniela Costa da ViniPortugal e Mário Rodrigues do Alivetaste integraram este painel do laboratório “Harmonização a copo” realizado no agradável restaurante do chef António Vieira, o Wish

Um desejo chamado Wish, transformado em realidade fruto do excelente trabalho desenvolvido ao longo dos anos pelo consistente chef António Vieira, deu origem a um convidativo, sereno e acolhedor espaço, criado pelo conhecido designer Paulo Lobo.

De cores quentes, cozinha saborosa e serviço de sala eficaz, fica localizado numa bonita e sossegada zona da Foz do Douro, no Porto, no Largo da Igreja da Foz, numa das zonas históricas da cidade, em frente à igreja de São João Batista.

A maturidade de António Vieira transparece na cozinha apelativa aqui praticada, onde os peixes, o sushi e os tornedós têm aqui lugar cativo. Este laboratório teve início com usuzukuri de robalo braseado, molho ponzo, ovas tobiko,wakame e lima, harmonizado com Colinas Rose Bairrada 2013 (Touriga Nacional, Pinot Noir), a que se seguiu ainda nas entradas cogumelos selvagens foie gras, ovo a baixa temperatura e trufa agora com Quinta de Cabriz “Blanc de Noir” Bruto Bairrada 2010 (Touriga Nacional).

Nos peixes uma tranche de robalo, puré de grão com ragout de cogumelos chanterelles e edamame (melhor prato), na companhia do melhor vinho e harmonização do laboratório, o Condessa de Santar Branco Dão 2012 (Encruzado, Cerceal Branco e Arinto), e o lombo de bacalhau com “cocochas al pilpPil”, batata migada e pimentos piquilo com Cristiano Van Zeller “VZ”Branco Douro 2007  (Viosinho, Rabigato, Codega e Gouveio 2011).

Para carnes presa ibérica puro bolota com migas de castanha, cogumelos e rúcula, batata brava em parceria com Monte da Ravasqueira “Vinha das Romãs” Tinto Regional Alentejo 2012 (Touriga Franca e Syrah), a que se seguiu um dos melhores pratos, o tornedó com escalope de foie gras, molho trufado, com o Grandes Quintas” Vinha do Cerval” Douro 2011 (Touriga Nacional, Tinta Roriz and Tinta Amarela), excelente vinho e harmonização.

Nas sobremesas o surpreendente mil folhas de banana caramelizada com gelado de caramelo, pipoca tofee com Niepoort Porto Tawny 30 Anos, Nick Delaforce (Touriga Nacional, Franca, Tinto Cão, Tinta Francisca, Ama, Sousão e Roriz) e a finalizar o cheesecake de tangerina com sorvete de toranja, harmonizado com o invulgar e raro Vila Oeiras Carcavelos (Arinto, Galego Dourado e Ratinho) Vila Oeiras Carcavelos.

De realçar a qualidade dos vinhos aqui propostas e que, como é obrigatório nos laboratórios, fazem parte integrante da (interessante) carta de vinhos, assim como uma lista de vinho a copo equilibrada. As harmonizações propostas revelam conhecimento dos vinhos e dos pratos, o que torna qualquer um dos elementos ainda mais apelativo, sendo este um excelente trabalho da Liliana Alho.

Restaurante Wish, na Foz do Douro, um restaurante a englobar no roteiro regular de restaurantes de qualidade da cada vez mais cativante  e cosmopolita cidade universal do Porto.

Os laboratórios “Harmonização a copo” têm o apoio da ViniPortugal e da Apcor-Associação Portuguesa da Cortiça.

Ver vídeo

Largo da Igreja da Foz 105/107
Porto
Telef: 22 610 0727

por Mário Rodrigues