Chegou ao fim a 17.ª edição do evento gastronómico “Março com Sabores do Mar”, que o Município de Esposende levou a efeito, ao longo de todo o mês de março, envolvendo os restaurantes do concelho e um conjunto alargado de parceiros

sabor a mar 450

Das 28 unidades de restauração do concelho que este ano participaram no evento, 14 concorreram ao Concurso Gastronómico “Março com Sabores do Mar”, cujas propostas foram avaliadas pelo júri constituído pelo enófilo José Silva, Chefes Marco Gomes e António Alexandre, António Vieira e Margarida Rego. O vencedor foi o restaurante “Água Pé”, que concorreu com o prato “Salmonetes no alho”, em segundo lugar classificou-se o restaurante “Senhora Peliteiro” com a sugestão “Barca de tamboril com citrinos”, tendo conquistado também as menções honrosas “Ambiente” e “Inovação”, e, em terceiro, ficou o restaurante “Siamo In Due”, com o prato “Polvo com broa”, arrecadando também a menção honrosa “Promoção Própria”.

O júri decidiu, também, atribuir o Prémio Revelação “Cozinheiro Profissional dos Sabores do Mar” a Fernanda Montenegro, do restaurante “O Camelo”, pela sua dedicação e profissionalismo, e um “Diploma de Mérito e Qualidade” ao restaurante “As Romanas”, pela qualidade do prato que apresentou a concurso.

Direcionado para os alunos da área da restauração e cozinha da Escola Profissional de Esposende, realizou-se mais uma edição do concurso “Jovem Cozinheiro dos Sabores do Mar”, cujas propostas foram avaliadas pelo júri constituído por Arnaldo Azevedo, Pedro Araújo, José Augusto Moreira, Margarida Rego e Vítor Peixoto. O vencedor foi David Gomes, Tiago Coentrão classificou-se em segundo lugar e Ana Rute Silva ficou em terceiro.

Tendo em vista promover o consumo de peixe junto dos mais jovens, bem como a criatividade e inovação, realizou-se também nova edição do Concurso Gastronómico “Cantinas Escolares com Sabores do Mar”. A avaliação dos pratos esteve a cargo do júri constituído por Rita Pinheiro, Ana Sampaio e Mário Rodrigues e assentou no cumprimento dos requisitos de higiene e segurança alimentar e nutricionais aplicados às cantinas. O primeiro lugar foi conquistado pela Cantina da Santa Casa da Misericórdia de Esposende.

Para além dos vários prémios, nesta cerimónia foram entregues diplomas de participação a todos parceiros que se associaram ao evento, contribuindo para que esta edição se traduzisse num êxito.