Concluídas duas manhãs intensas a provar exemplares de 20 diferentes pastelarias, o júri da prova “O Melhor Pastel de Nata” já decidiu o grupo de finalistas que disputará a grande final, agendada para a tarde de 13 de abril, no Auditório do Peixe em Lisboa

pasteis de nata 450

O júri selecionou os pastéis de nata de: Batalha, Mafra; Biarritz, Lisboa; Fim de Século, Lisboa; O Pãozinho das Marias, Ericeira; Pão de Mel, Forte da Casa; Patyanne, Castanheira do Ribatejo; Polo Norte, Mafra; Tulipa Dourada, Mem Martins; e Zarzuela, Lisboa. Todas as que concorreram foram Real Cake, Infantado – Loures; Bagga, Carnaxide; Continente – Colombo, Lisboa; Doces do Marquês, Terrugem – Sintra; O Pãozinho das Marias, Ericeira; A Pastorinha, Lisboa; Batalha, Mafra; Biarritz, Lisboa; Fidalgo’ s, Moita; Cristal, Lisboa; Fim de Século, Lisboa; Nilde, Lisboa; Pão de Mel, Forte da Casa; Patyanne, Castanheira do Ribatejo; Polo Norte, Mafra; Taigui, Lisboa; Tulipa Dourada, Mem Martins; Casinha do Pão, Lisboa; Santa Coina, Coina; e Zarzuela, Lisboa. A este lote de nove pastelarias apuradas na fase de pré-seleção juntam-se as três primeiras classificadas de 2015: Aloma (1ª), Hotel Real Parque (2ª) e Balcão do Marquês (3ª). Fica assim constituído o lote de 12 finalistas que disputará a grande final de 13 de abril.

O júri da prova “O Melhor Pastel de Nata” é presidido pelo gastrónomo Virgílio Nogueiro Gomes, sendo ainda constituído pelo enólogo Domingos Soares Franco, o chefe pasteleiro António Marques, a jornalista Alexandra Prado Coelho e o chefe de cozinha Pedro Sommer Ribeiro.

A uma semana do arranque da 9ª edição, o Peixe em Lisboa tem um programa que promete. De 7 a 17 de abril, no Pátio da Galé – Terreiro do Paço, os restaurantes Arola e Midori by Penha Longa (Sergi Arola e Pedro Almeida), Bertílio Gomes com Chapitô à Mesa (estreia), Ibo (estreia), José Avillez, Kiko (Kiko Martins), Nobre e Nobre Estoril (Justa Nobre), Ribamar (Hélder Chagas), Ritz Four Seasons Lisboa (Pascal Meynard, estreia), Taberna da Rua das Flores (André Magalhães), Tasca e Peixaria da Esquina (Vítor Sobral) propõem mais de uma centena de propostas gastronómicas de peixes e mariscos, ininterruptamente, do meio-dia à meia-noite.

No Auditório, que ficará novamente instalado na Praça do Comércio, o palco terá como protagonistas alguns dos mais conceituados chefes de cozinha da cena internacional: Elena Arzak (três estrelas Michelin, Espanha), Pino Cuttaia (duas estrelas Michelin, Itália) e Diego Gallegos (uma estrela Michelin, Espanha). De regresso ao festival, o chefe português que brilha em Londres, Nuno Mendes, sendo a representação portuguesa assegurada ainda por Rui Silvestre (estrela Michelin, Algarve), Henrique Sá Pessoa (Lisboa), Alexandre Silva (Lisboa), Tiago Feio (Lisboa) e Tomaki Kanazawa (Lisboa). Todos apresentar-se-ão em sessões de cozinha ao vivo.

Aulas de cozinha, onde os visitantes poderão aprender dicas e truques culinários com cozinheiros de renome, mercado gourmet com centenas de produtos para prova e degustação, harmonizações enogastronómicas, provas de vinhos, tertúlias com chefes e proprietários de restaurantes estarão também em destaque.

Peixe em Lisboa apresenta nesta edição três outras novidades: “Noites do Peixe”, que às sextas e sábados prolongam o funcionamento do evento até às 2h, com atuação de DJ, fado ao vivo, a acompanhar o jantar do primeiro domingo de festival, e a prova “ADN Pasteleiro”, em que participarão alguns dos mais promissores chefes de pastelaria que trabalham no nosso país.

Peixe em Lisboa é uma organização ATL – Associação de Turismo de Lisboa, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e produção da EV-Essência do Vinho. O programa detalhado e as condições de acesso ao evento estão disponíveis em www.peixemlisboa.com.