Best of Vinho Verde 2016

publicado em: Notícias | 0

A Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) recebe, até 30 de Abril, um painel de jurados internacionais que chegam a Portugal para escolher os cinco melhores Vinhos Verdes do ano, das 35 referências previamente escolhidas pelo júri nacional, entre mais de duas centenas de vinhos a concurso

Região vinhos verdes 450

Thomas Sommer (Alemanha), Alexandra Corvo (Brasil), Tim Appelt (Canadá), Sheryl Sauter Morano (Estados Unidos), Toyoo Tamamura (Japão), Simon Zimmermann (Noruega), Brian Elliot (Reino Unido), Hans Sebastian Levin (Suécia) e Ursula Geiger (Suíça) juntam-se a dois jornalistas portugueses para escolher os cinco vinhos que, ao longo do ano, serão alvo de divulgação nos mercados externos.

O Júri do Best Of Vinho Verde 2016 conta com um programa de cinco dias que inclui provas em vários pontos da Região dos Vinhos Verdes, visitas às quintas com enoturismo, pontos de interesse cultural e histórico, contactos com enólogos e produtores e harmonizações que potenciam o carácter único dos Vinhos Verdes.

A apresentação dos 35 melhores vinhos do ano acontece no próximo dia 29 de Abril, no Palácio da Bolsa, no Porto, durante uma cerimónia que conta com a presença de Luís Medeiros Vieira, Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, e na qual o júri internacional destaca o Top 5 eleito para o Best Of.

Para Manuel Pinheiro, “a Gala dos Melhores Verdes é um momento importante para a Região porque permite que os produtores se sintam reconhecidos pelo excelente trabalho que realizam a cada ano, para além do apoio de promoção internacional que a CVRVV dá aos cinco escolhidos para o Best Of. Paralelamente, recebemos nove convidados reconhecidos no sector e oriundos de diferentes geografias, que se juntam a dois jornalistas portugueses, e que constituem excelentes ingredientes de promoção da Região, da Rota dos Vinhos Verdes e de cada vinho em prova”, sublinha o Presidente da CVRVV.

No ano em que a CVRVV destaca o Japão como mercado preferencial para a aposta nas exportações de Vinho Verde, o Embaixador Hiroshi Azuma marca presença na Gala do dia 29 de Abril, sublinhando a estreita relação de proximidade que o plano de investimento promocional desencadeou naquele mercado.

Ocupando a 15ª posição nos mercados externos, o Japão representou mais de meio milhão de euros em exportações de Vinho Verde em 2015, registando um crescimento de 1000% ao longo da última década. Desde o início do ano, a CVRVV recebeu a visita de importadores e jornalistas, promoveu ações de prova e formação no Japão e garantiu a participação de 25 produtores na feira Wine & Gourmet, em Tóquio.

Goste / Partilhe este artigo: