O espumante premium do Douro passa a incorporar vários anos de colheita, seguindo a filosofia dos grandes clássicos de Champagne

Vértice Cuveé_PVP 13,90EUR 130

As Caves Transmontanas estão determinadas a tornar Vértice no espumante clássico português. Produzido na Região Demarcada do Douro, Vértice é um espumante de categoria superior, que alia a qualidade das uvas do Douro à mestria dos métodos tradicionais de Champagne.

Vértice Cuvée, um dos ícones do produtor, deixa de ser produzido apenas com um ano de colheita e passa a incorporar vários anos. O objetivo é alcançar maior qualidade e consistência entre colheitas.

Segundo Celso Pereira, enólogo da Vértice, “o espumante Vértice é resultado de anos de investigação e experiência. É um processo contínuo, em constante evolução. O novo Vértice Cuvée segue as boas práticas dos métodos clássicos, que procuram na “assemblage” de várias colheitas, alcançar a consistência necessária para que o espumante tenha uma identidade marcante e um perfil distintivo.”

A edição que agora é lançada integra as colheitas de 2009, 2010 e 2011, estagiados em  inox e em barricas de carvalho francês usadas. De seguida, passou por um estágio superior a 3 anos em garrafa, que culminou com o dégorgement em finais de 2015. O resultado é uma complexidade de aromas e sabores, onde se destacam as notas de frutos delicados, como maçã e pêssego, brioche e frutos secos, complementada por uma acidez vibrante e um final longo e equilibrado no paladar.

Um espumante versátil, que sendo sempre um aperitivo de eleição, é também o acompanhamento perfeito para pratos de peixe ou carnes de aves.

Vértice Cuvée tem o P.V.P. de 13,90€