Fase de pré-seleção decorrerá nos próximos dias 30 e 31, no Torreão Nascente do Terreiro do Paço, estando no total 20 pastelarias a disputar um lugar na grande final que acontecerá em abril

pasteis de nata 450

A popular prova “O Melhor Pastel de Nata”, que se realiza no âmbito da programação oficial do Peixe em Lisboa, continua a ser um sucesso e a ter um número crescente de participantes. Por isso, também este ano foi decidida a realização de uma fase de pré-seleção, com o objetivo de apurar os finalistas que disputarão a grande final, agendada para a tarde de 14 de abril, no Auditório do Peixe em Lisboa.

Já nas próximas quarta e quinta-feira, dias 30 e 31 de março, respetivamente, um total de 20 pastelarias sujeitará a prova cega os pastéis de nata que poderão sair destacados na 8ª edição da prova “O Melhor Pastel de Nata”: no dia 30, Real Cake, Infantado – Loures; Bagga, Carnaxide; Continente – Colombo, Lisboa; Doces do Marquês, Terrugem – Sintra; O Pãozinho das Marias, Ericeira; A Pastorinha, Lisboa; Batalha, Mafra; Biarritz, Lisboa; Fidalgo’ s, Moita; e Cristal, Lisboa; no dia 31, Fim de Século, Lisboa; Nilde, Lisboa; Pão de Mel, Forte da Casa; Patyanne, Castanheira do Ribatejo; Polo Norte, Mafra; Taigui, Lisboa; Tulipa Dourada, Mem Martins; Casinha do Pão, Lisboa; Santa Coina, Coina; e Zarzuela, Lisboa.

Deste lote serão apuradas nove pastelarias. Os nomes serão divulgados ao final da manhã do segundo dia de pré-seleção, 31 de março. As sessões, abertas à Imprensa e às pastelarias concorrentes, iniciam-se pelas 11h de cada um dos dias. De recordar que as três pastelarias que obtiveram as pontuações mais elevadas em 2015 – Aloma, primeira classificada; Hotel Real Parque, no segundo lugar; e Balcão do Marquês, terceira classificada – estão automaticamente apuradas para a grande final de 14 de abril.

O júri da prova “O Melhor Pastel de Nata” é presidido pelo gastrónomo Virgílio Nogueiro Gomes, sendo ainda constituído pelo enólogo Domingos Soares Franco, o chefe pasteleiro António Marques, a jornalista Alexandra Prado Coelho e o chefe de cozinha Pedro Sommer Ribeiro.