Elena Arzak, Pino Cuttaia e Diego Gallegos, são três dos chefes internacionais que marcarão presença na 9.ª edição do “Peixe em Lisboa”

Peixe em Lisboa 2016 450

Elena Arzak (dia 13) é filha de Juan Maria Arzak que em Donostia, San Sebastian, Espanha, ostenta três estrelas Michelin. O italiano Pino Cuttaia (dia 12), detentor de duas estrelas Michelin no restaurante La Madia, em Licata, Sicília, tem como destaque a gastronomia de mar, conferindo sofisticação à forma italiana de encarar a cozinha. Diego Gallegos (dia 15), brasileiro de nascimento, andaluz por opção – e que alcançou recentemente uma estrela Michelin no restaurante Sollo, em Málaga – traz ao “Peixe em Lisboa” a experiência com peixes de rio ou não fosse conhecido por “el chef del caviar”. O português Nuno Mendes (dia 14) regressa a este emblemático evento e demonstra, ao vivo, porque se tornou num dos chefes mais apreciados da cena gastronómica londrina, onde abriu, recentemente, um restaurante de influência portuguesa.

Outros nomes conhecidos marcarão presença nesta 9.ª edição, como Rui Silvestre (dia 11), um dos mais jovens e bem-sucedidos chefes da cozinha da atualidade – que surpreendeu ao alcançar uma estrela Michelin no algarvio Bon Bon -, ou Tomoaki Kanazawa (dia 16), japonês radicado em Portugal que domina as técnicas orientais de tratamento, preparação e confeção de peixes, sendo ainda um especialista em corte e observador de novas tendências. Tiago Feio (dia 10), um dos mais promissores chefes da nova vaga, onde no restaurante Leopold – um espaço minimalista na Mouraria, Henrique Sá Pessoa (dia 10), o mediático chefe português que reabriu recentemente o restaurante Alma, Alexandre Silva (dia 16)  ou primeiro “Top Chef” do famoso concurso televisivo.

Nesta edição do “Peixe em Lisboa” estreiam-se ainda os restaurantes Bertílio Gomes com Chapitô à Mesa, Ibo, com pratos de marisco de influência africana e o Ritz Four Seasons Hotel Lisboa – Pascal Meynard, de cozinha francesa com um toque de irreverência e risco.

Nos restaurantes em funcionamento permanente no evento, com propostas exclusivamente de peixes e mariscos, constam ainda Arola e Midori by Penha Longa Resort, José Avillez, Kiko Martins, Nobre/Nobre Estoril, Ribamar, Taberna da Rua das Flores, Tasca da Esquina e Peixaria da Esquina – Vítor Sobral.

À vasta oferta de produtos do mar e rio junta-se um mercado gourmet, composto por dezenas de expositores: da mercearia fina aos azeites, vinhos, gelados, chocolates, enchidos, queijos, doçaria tradicional, utensílios de cozinha e conservas sem esquecer, claro, a indispensável banca de peixe fresco.

Nesta 9.ª edição estão previstas algumas iniciativas inéditas, tais como as “Noites do Peixe”, a pensar nos notívagos, que prolongam o horário do evento até às 2h, às sextas e sábados.

“Peixe em Lisboa” é uma organização da Associação Turismo de Lisboa, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e produção da EV – Essência do Vinho.