Em Fevereiro de 2014, foi elaborado pelo Serviço de Informação de Mercado (SIM) o Estudo de Mercado sobre o Canadá, com um período de análise compreendido entre 2003 e 2013, sendo lançada agora uma atualização do Estudo anterior, com dados referentes a 2005-2015

viniportugal logo

Em 2015, estima-se que a produção de vinho no Canadá se tenha estabelecido nos 700 mil hectolitros, ao par que a estimativa do consumo neste país ascende a cerca de 5,2 milhões de hectolitros. Além de importar vinho mais caro do que aquele que exporta, em média, o saldo da balança comercial neste sector é bastante negativo (-1,57 mil milhões de euros).

O vinho tranquilo é o mais consumido no mercado e no qual os consumidores mais dinheiro gastam. As províncias do Québec e do Ontário verificam um maior volume e valor de vendas de vinho, no seu total, seguindo-se a Colúmbia Britânica e Alberta, embora com valores numa escala inferior. Além disso, apenas em duas províncias as vendas de vinho doméstico são superiores às de vinho importado, sendo que em 7 delas as vendas de vinho importado representam cerca de 2/3 do mercado.

No período 2005-2015, as importações de vinho pelo Canadá aumentaram 47% em volume e 94% em valor, tendo o seu preço médio aumentado 32%; o segmento engarrafado é o mais representativo, com cerca de 68% do volume e 88% do valor total de importação. Em valor, os EUA são o país líder deste mercado, seguindo-se a França e a Itália, sendo que juntos ilustram quase 2/3 do total de importações.

Portugal é o 9º maior fornecedor de vinho em valor e o 10º em volume, sendo que em 2015 as importações de vinho português fixaram-se nos 1,1 milhões de caixas no valor de 41 milhões de euros, registando também um aumento de 69% do volume e 45% do valor, face a 2005. Os segmentos engarrafado e Porto representam 98% do total do valor importado e Portugal possui o 8º maior preço médio de importação de vinhos engarrafados no mercado, sendo o 11º se se retirar o efeito Porto.

Informação fornecida pelo Serviço de Informação de Mercado da ViniPortugal

Este estudo, bem como outros, estão disponíveis na página web da ViniPortugal, em www.viniportugal.pt/estudos-de-mercado