Uma reinterpretação de sabores que oscila entre o urbano e a tradição fazem a carta do Miss Jappa, o novo restaurante de gastronomia japonesa, no Príncipe Real, com assinatura da Chef Anna Lins

miss jappa 1

“Lost in Translation”, o filme de Sofia Coppola, deu o mote para a criação do Miss Jappa, o novo espaço de restauração japonesa da capital, com sede na Praça do Príncipe Real. Para os irmãos Joana e Diogo Martorell, sócios-fundadores da cadeia ‘Go Natural’, o retrato de um Japão em movimento, cosmopolita e urbano precisava de ser posto à mesa, desafiando os sabores da gastronomia japonesa conhecidos na Europa e desenvolvendo um conceito inovador e autêntico tanto na identidade como na carta.

O Miss Jappa personifica assim a cultura atual do Japão, onde as tradições se rompem para a modernidade, traduzindo um imaginário muito mais pop e urbano, tal como os bairros citadinos de Tóquio, que dançam entre os cartoons manga e uma imagem mais tradicional. Também por isso, o Miss Jappa dá primazia às mulheres, coisa rara na cozinha japonesa, ao contar com a conceituada Chef Anna Lins, a primeira mulher portuguesa certificada pelo All Japan Sushi Association, para transpor o conceito para a mesa.

No espaço, o néon vermelho contrasta com a simplicidade das mesas de madeira polida e paredes verde-água. Uma boneca Miss Jappa, vinda propositadamente de Tóquio, esvoaça sobre uma das mesas, numa instalação do artista plástico Filipe Pinto Soares, vestida por Graça Martins, da ‘Bainha de Copas’. Há ainda uma agradável esplanada nas traseiras do espaço, com uma parede repleta de pequenas flores verdes e um aquecedor que aconchega nos dias frios.

“Translating Flavours” é a assinatura da carta que interpreta os sabores japoneses de uma forma muito própria. Introduz detalhes nas receitas tradicionais e apresenta pratos diferentes e originais. “Respeitámos a autenticidade e simplicidade das técnicas de cozinha japonesas e, com os melhores ingredientes, criámos receitas que acreditamos serem surpreendentes na forma e nos sabores”, adiantam Joana e Diogo Martorell.

Pensada para ser partilhada e promover diferentes sabores, a carta do Miss Jappa vai além do sushi. Divide-se entre junk food, sushi, conceitos clássicos de cozinha japonesa e, em oposição, pratos “fora-da-caixa” denominados ‘Atarashi’ ou ‘New Timers’. Destacam-se a Vieira em Sashimi, o Ceviche de Mexilhão, o Ramen de Camarão, Corvina, Espinafres, Courgette Grelhada e Ovo e o Okonomiyaki (uma panqueca de couve na chapa com camarão, maionese de tonkatsu e lascas de atum seco). A não perder também o Tataki Negro, o Tártaro in a Box, o Cachaço de Porco com Bao e qualquer uma das sobremesas.

No bar, o sakê é a grande aposta, mas também a bebida de eleição japonesa é reinterpretada ao servir de base para alguns dos cocktails apresentados, numa lista a cargo de Dave Palethorpe – proprietário do conhecido bar ‘Cinco Lounge’. Scarlett (com abacaxi macerado, sumo de limão, sakê e lemon zest), Miss Jappa (Puré de líchias, sakê, limoncello e campari), ou Tokyo Garden (com lemongrass, lima, gengibre, Tanqueray gin, coentros, ginger ale e folha de hortelã), são alguns dos cocktails para provar. Há também sakégria (sangria de frutos vermelhos ), chás frios e quentes para acompanhar as refeições ou petiscar.

Morada:
Praça do Príncipe Real, 5ª
Lisboa

Contatos:
Telefone: 21 137 9763
Telemóvel: 967 830 693
www.facebook.com/missjappa/?fref=ts
Instagram/MissJappa