Com 9 anos de existência, situado no algarve entre Guia e Praia da Galé, na pitoresca aldeia de Vale de Parra, alia a cozinha de sabores e vinhos algarvios com a rusticidade rural e sofisticação do ambiente

A ruralidade do passado do proprietário, Nuno Encarnação, é por demais evidente. Um homem que visivelmente é um profissional da hotelaria, não deixou esquecidas as suas origens a que associou a experiência acumulada, resultando num espaço cativante de cozinha de conforto.

Logo na entrada deparamos com a aposta na formação em vinho e no serviço de vinho a copo, de que tem cerca de 20 referências, a que se segue imediatamente um buffet fumegante de entradas varadíssimas e cozinha regional e tradicional. À mesa além do buffet disponível, pode-se escolher um dos pratos regionais existentes a que no fim se somam algumas deliciosas sobremesas. O serviço à carta também é uma opção.

Arroz de crustáceos, peixe fresco grelhado ou filetes ou escalado com legumes, batatas de alho, cataplana do mar, garoupa, camarão tigre e xerém de berbigão, lombo de bacalhau assado com tapenade de azeitona, camarão piri-piri, lulas cheias à algarvia, posta de vitela, costeletas de borrego fritas ou grelhadas,  galinha cerejada com figos e amêndoas, lombinho de javali com crosta de ervas sobre esmagado batata doce Aljezur, costeleta de vitela mirandesa braseada, são alguns dos pratos que fazem as delícias de quem aqui se desloca, sendo que esta carta muda com as estações.

A aposta nos vinhos da região, já com mais de 30 produtores,  também é um objetivo. A ultima sexta-feira de cada mês é dedicada a jantares vínicos, sendo aliás a carta um reflexo da aposta vínica, pois é bem estruturada e com informação equilibrada.

O consumo exclusivo e sempre que possível de produtos nacionais, biológicos e de carnes certificadas, torna esta casa num caso invulgar na região algarvia que bem precisa desta postura de mostra regional e nacional do que realmente é genuíno, em matérias primas, cozinha tradicional e vinhos.

Na região de Albufeira não perca uma excelente refeição neste espaço de verdadeira eleição que nunca é demais destacar.

Nuno Encarnação
Restaurante A Casa do Avô
Tel: + 351 289 513 282
GSM: + 351 91 418 37 74
E-mail: [email protected]
www.restaurante-acasadoavo.com

por Mário Rodrigues