Com uma história cheia de charme, esta excelente unidade hoteleira completamente remodelada foi a protagonista dos “Anos de ouro” (por mais de 60 anos) da região portuguesa mais conhecida, emblemática e charmosa a nível mundial – a Costa do Estoril.

A sua história data do início do século passado, enquanto “Chalet Barahona”. Localizado em cima do oceano atlântico na Costa do Estoril, foi adquirido pouco tempo depois por um investidor alemão que aqui projetou e construiu o Hotel Atlântico. Durante a segunda Grande Guerra, as tropas alemãs usaram esta unidade como base de controlo do tráfego naval, dada a privilegiada localização. Por aqui, também passaram histórias de encontros dos diversos serviços secretos durante e após o mesmo período. Esta unidade tinha tido a sua primeira renovação em 1941, realizada pelo arquiteto Raúl Rodrigues Lima.

Em 2007 a unidade original foi demolida, sendo todo o seu conteúdo oferecido a organizações de caridade. Aqui nasceu a unidade atual, mantendo alguma configuração inicial.

Transformado num fantástico hotel de cinco estrelas, tem uma excelente piscina com um jardim envolvente composto por oliveiras “bonsai”, que faz paradisiacamente a ligação de permeio com o oceano atlântico.

Os interessantes pequenos-almoços, servidos no lounge panorâmico para o atlântico, não nos deixam esquecer uma das razões por que fomos um povo descobridor.

Os quartos são espaçosos e virados glamorosa e nostalgicamente para o mar. Com chuveiros cativantes e eficazes, camas confortáveis e varandas relaxantes e românticas, eis uma estadia verdadeiramente inesquecível que nos leva a refletir sobre o que de bom Portugal tem disponível.

Em casa contígua à unidade (de construção belle époque, da qual se mantém a construção original), existe o restaurante Atlântico com ligação ao hotel.  Dada a descrição anterior pode-se imaginar o privilégio de uma refeição aqui desfrutada, agora com a chancela de uma apurada e elegante cozinha do chef Miguel Laffan.

Na Riviera portuguesa, este é um verdadeiro lugar de charme a desfrutar em toda a sua plenitude.

www.ihg.com/intercontinental/hotels/gb/en/estoril/liset/hoteldetail

Texto de Mário Rodrigues
Edição de Rita Lisboa