Restaurante Antiqvvm, no Porto, arranca com primeira edição de iniciativa gastronómica “Wine & Gastronomy Experience by Chef Vítor Matos”, dia 26 de fevereiro, tendo os vinhos Churchill’s como  protagonistas

ChefVitorMatos 350

A Churchill’s associa-se ao “Wine & Gastronomy Experience”, um evento de cozinha de autor que irá decorrer, mensalmente, no restaurante Antiqvvm, no Porto. Esta experiência, que vai juntar um convidado vínico à arte gastronómica do chef Vítor Matos, pretende despertar os sentidos à mesa proporcionando sensações gustativas únicas e memoráveis.

A primeira edição do “Wine & Gastronomy Experience”, que se realiza no próximo dia 26 de Fevereiro, vai apresentar um menu de degustação dividido em seis momentos, em que os ingredientes são harmonizados com colheitas de exceção dos vinhos Churchill’s.

A experiência inicia-se com Snacks do Chef, acompanhados pelo Churchill’s Meio Queijo Branco 2014, um vinho vibrante e com uma acidez natural muito bem definida. O primeiro momento de degustação, Equilíbrio “Doce e Ácido”, combina o Churchill’s Dry White com foie gras aromatizado com balsâmico de Modena, pinhões, maçã, sabugueiro e enguia fumada.

De seguida, para acompanhar o próximo momento, Bloody Mary de Morangos – um misto de atum, beterraba, malagueta, vieira, gengibre, citrinos e ficoide glacial – a escolha do chef recai sobre o Churchil’s Estates Rosé 2014, produzido 100% a partir da casta Touriga Nacional. A degustação continua com o Churchill’s Estates Branco 2015, um vinho elegante e delicado que vai permitir fazer face ao Confronto “Terra e Mar”, um prato elaborado com pregado, presunto alentejano, choco, espinafres e queijo da ilha.

Segue-se o Pato com Laranja Revisitado, com milho fumado, cenoura, teryaki de laranja, pistachos, alho fermentado e cebola assada, harmonizado com o Churchill’s Estates Touriga Nacional 2012 o acompanhamento ideal para este prato de carne. O quinto momento gastronómico oferece os Aromas Mediterrânicos com borrego, ervas frescos, sorrel, mostarda em grão, fruto de alcaparra, aipo, cogumelos, nabo amarelo e toucinho, harmonizado com o Churchill’s Estates Grande Reserva 2012, um vinho complexo e estruturado.

Para finalizar, o Chef Vítor Matos apresenta um Mil Folhas Desconstruído com pera caramelizada, baunilha, toffé, macarron, crème brûlée de fava tonka, avelãs e laranja confit, acompanhado com o exemplo clássico de um grande tawny: Churchill’s Porto Tawny 10 Anos, um blend que combina a mineralidade do terroir e a pureza do fruto, ideal para acompanhar esta sobremesa

A refeição tem um custo de 75 euros por pessoa e é obrigatória reserva até ao dia 26 de fevereiro.

Restaurante Antiqvvm
Rua de Entre-Quintas, n.º 220
4050-240 Porto
Reservas: [email protected] | 226 000 445