João Grave produtor do Quinta de S. José de Peramanca, fará a apresentação dos vinhos em prova

vinhos

Pêra-Velha tinto grande reserva 2011, Pêra-Grave tinto reserva 2012 e 2013,  e Pêra-Grave tinto 2012, são os vinhos que estarão em prova na Wine o’Clock, dia 24 de Fevereiro pelas 19 horas. Esta prova não tem qualquer custo e nem necessita de marcação previa.

A Quinta de S. José de Peramanca, com 34 hectares, situa-se a cinco quilómetros de Évora e no coração da famosa região conhecida desde o séc. XIV e citada nas inquirições Fernandinas como – “Vinhas e Terra de Peramanca”.

De características ímpares, o terroir da Quinta de S. José de Peramanca assenta num manto de granito que se encontra entre um metro e meio a dois metros de profundidade. Em alguns pontos, a profundidade da pedra granítica chega a atingir cerca de 200 metros, o que permite que as águas circulem aqui a um nível mais superficial do que na maioria dos terrenos com vinhas. Aliás, é esta condição que explica irrefutavelmente todo o virtuosismo da história dos vinhos destas terras.

No final do século XIX, os vinhos produzidos ganharam mesmo várias medalhas em concursos internacionais. No entanto, por essa altura, o flagelo da filoxera veio acabar com o cultivo da vinha em quase todo o país. Estas terras de “Peramanca” não foram exceção e a área vitivinícola ficou bastante reduzida.

A  ligação da família Grave à Quinta de São José de Peramanca remonta ao início do século XX. Foi em 1913 que o bisavô de João Grave adquiriu estas terras e, esta propriedade tem sido o centro da Casa Agrícola das últimas quatro gerações desta família, tradicionalmente ligada à agricultura e criação de gado.

Morada: Rua Sousa Aroso, 297
4450-289 Matosinhos
Telefones: 223 192 384 / 917 299 808
Site: www.wineoclock.pt/
E-mail: [email protected]