Um copo de vinho sem abrir a garrafa

publicado em: Notícias | 0

Agora é possível abrir uma garrafa, provar o vinho e voltar a guardá-la, sem comprometer a sua qualidade, através do Coravin, um sistema que permite servir vinho da garrafa sem nunca retirar a rolha

Heritage Wines_sistema Coravin 450

Pensado e desenvolvido nos EUA por um enófilo que apenas pretendia desfrutar da sua coleção de vinhos de forma livre e espontânea, Coravin estreia-se agora em Portugal pelas mãos da Heritage Wines. Uma ideia inovadora descrita por Robert Parker, crítico de vinhos norte-americano, como “o produto mais transformador e excitante para apreciadores de vinho desenvolvido ou inventado em mais de 30 anos.”

Mas o que torna este sistema tão especial? Em primeiro lugar porque permite prolongar a durabilidade do vinho e multiplicar os momentos em que é servido, em particular em restaurantes e wine bars com serviço de vinho a copo. Depois, porque permite explorar garrafeiras e avaliar o estado de evolução dos vinhos de guarda, decidindo se é ou não o momento certo para os abrir e partilhar.

O segredo do Coravin está na agulha fina e oca que é introduzida na rolha (apenas funciona em cortiça) para chegar ao vinho, sem a danificar. De seguida, a garrafa é pressurizada com Árgon, um gás inerte usado no processo de produção de vinho, que permite que o vinho saia pela agulha substituindo o espaço que este ocupava sem deixar entrar oxigénio (evitando a oxidação). Assim que a agulha é removida, a rolha retoma a sua forma e o vinho restante continua a evoluir naturalmente durante meses ou mesmo anos.

O sistema completo de Coravin já está disponível para venda e tem um custo de 299 euros. A distribuição é exclusiva da Heritage Wines que disponibiliza ainda todos os acessórios complementares, desde recargas de Árgon (cada botija dará para cerca de 15 copos), agulhas, sacos de transporte, entre outros.

 

Goste / Partilhe este artigo: