Na antiga Praça das Armas da Cidadela, onde também se encontra a Pousada & Art District do grupo Pestana, esta casa de petiscos portugueses fica estrategicamente posicionada, onde a partilha é um conceito servido como deve ser, em pequenas dozes

Com uma cozinha de base concetual de tradicionais petiscos de diversas regiões, o chef Manuel Alexandre esta a fazer um trabalho muito interessante. Mantendo o conceito base bem tradicional, consegue trabalhar a confeção sem os tornar demasiado apurados mas com todos os sabores e as matérias primas que os caraterizam.

Petiscos… e um pouco mais como as viciantes cascas de batata frita com sal temperado, salada verde com vinagrete português, favinhas salteadas com coentros e chouriço, moelas com tomate, mexido de ovos com farinheira e tomate, pimentos de padrão com flor de sal, ovos mexidos com espargos. peixinhos da horta, ervilhas com enchidos e ovo escalfado, cogumelos silvestres salteados com tomilho, escabeche de carapauzinhos, mexilhão num molho fragateiro, pica-pau com molho da Taberna, salada de bacalhau lascado, azeite e alho, salada de polvo tenro. meia desfeita de bacalhau, gambas, azeite, alho e alecrim, amêijoas à Bulhão Pato e mais um pouco do mar… açorda de bacalhau, açorda de gambas, polvo na grelha com batata a murro, arroz de tamboril e amêijoa em caldo de farinheira e mais um pouco da terra… arroz de pato à nossa maneira, bife (vazia Vitela) lusitano, costeleta de borrego com puré de grão e couve roxa ou bife do lombo à Taberna da Praça.

Uma carta concentrada de tudo de bom que nos lembramos, dificilmente esquecemos mas raramente encontramos. A acrescentar a tudo isto uma boa carta de vinho a copo. Um agradável registo com cerca de 15 opções sempre disponíveis que complementa esta panóplia e tradicional degustativa carta.

No andar superior encontramos uma livraria, a Deja Lu, com alguns milhares de livros geridos pelas livreiras Francisca Prieto e Maria Faria de Carvalho. Esta é uma livraria solidária em que 100 por cento do lucro reverte para a Associação Portuguesa de Portadores de Trissomia 21.

Ao fim de semana entre livros e histórias um brunch literário, uma proposta a considerar com  duas opções – Eça de Queiroz e Ramalho Ortigão.

Um espaço verdadeiramente cultural e enogastronómico de localização privilegiada na bonita vila de Cascais, com jovem e dinâmica equipa na cozinha e sala. Uma verdadeira Taberna na Praça a não perder.

Av. D Carlos
Cascais
Reservas + 351 21 481 43 04
www.pestana.com/en/

Pode ver também a Pousada & Art District do grupo Pestana

por Mário Rodrigues