50 relevantes aguarelas lançadas na próxima quinta-feira, dia 11 de Fevereiro, às 18h, na Sala Ogival de Lisboa, no Terreiro do Paço, como o apoio do IVV e da ViniPortugal

viniportugal logo

Capoulas Santos, Ministro da Agricultura, vai estar presente no lançamento do 2º livro “Vinhos com Arte” do prestigiado pintor Serão da Faria, apoiado pela ViniPortugal e Instituto da Vinha e do Vinho, com 51 aguarelas das castas tradicionais portuguesas. O Ministro da Agricultura, Luis Capoulas Santos, marcará presença nesta sessão acompanhado pelo presidente do Instituto da Vinha e do Vinho, Frederico Falcão, e pelo presidente da ViniPortugal, Jorge Monteiro. A apresentação terá inicio na próxima quinta-feira, dia 11 de Fevereiro, às 18h, na Sala Ogival de Lisboa, no Terreiro do Paço.

As 51 aguarelas das tradicionais portuguesas são de extrema relevância para o setor pois ilustram o magnífico património nacional e um dos fatores mais diferenciadores dos Vinhos de Portugal, tão apreciados internacionalmente pela sua diversidade e autenticidade. O pintor Serrão de Faria nesta obra ilustrou de forma notável a viticultura nacional transformando a obra “Vinhos com Arte” numa magnífica enciclopédia do melhor de Portugal.

O 2º livro “Vinho com Arte” apresenta 50 aguarelas de grande beleza e rigor técnico, representando as 50 principais castas portuguesas, reproduzidas numa edição limitada de 300 exemplares de cada. Uma obra à qual o pintor Serrão de Faria dedicou a maior parte do seu tempo, a partir de 2012, investindo num novo desafio, pintando quintas e paisagens das várias regiões vitivinícolas portuguesas. A obra ficou concluída em 2015 e representa um forte marco no percurso do autor.

Serrão de Faria é considerado o pintor da tradição portuguesa. Nasceu a 21 de Fevereiro de 1937, em Azinhaga do Ribatejo, e ficou conhecido pelo seu trabalho artístico, como pintor do campo ribatejano, suas gentes e suas tradições. É um dos melhores retratistas equestres internacionais, com 18 livros publicados e mais de 200 exposições realizadas, das quais se destaca uma coletiva na Noruega, em 1987, com os mais importantes pintores daquele país.