Pegos Claros tem a maior vinha contínua de Castelão da DOP Palmela, implantadas em solos arenosos, sem área regada e a maior parte com mais de 90 anos, dando origem à produção de grandes e cativantes vinhos cheios de personalidade.

As vinhas da Herdade de Pegos Claros tem cerca de 40 hectares e estão integradas numa área total de cerca de 540 hectares cuja ocupação é predominantemente florestal de sobreiros e pinheiros manso explorados num  modelo de Gestão Florestal Responsável pelo sistema FSC, como evidência da preocupação pelos recursos naturais locais (ecológicos, sociais e ambientais).

A produzir vinhos de qualidade desde 1920, a Herdade de Pegos Claros foi responsável na década de 90, pela produção de vinhos que constituíram referências nacionais e internacionais do que melhor se produziu como DOC Palmela. Os vinhos são produzidos tendo como referência o padrão de qualidade dos vinhos produzidos na década de 90, pelos métodos tradicionais de colheita manual, pisa a pé, fermentação em lagar aberto e estágio em madeira de carvalho e exclusivamente a partir de vinhas velhas da casta “Castelão”.

Os vinhos de Pegos Claros têm sido motivo de destaque por diversas vezes a nível internacional, como Robert Parker que atribuiu 88 pts ao Herdade de Pegos Claros Rose 2014, Herdade de Pegos Claros tinto 2012, Herdade de Pegos Claros Rose 2014, 90 pts para Herdade de Pegos Claros Reserva Vinhas Velhas 2012 e 91 pts  para Herdade de Pegos Claros Grande Escolha Vinhas Velhas 2012. Também a WineEnthusiast deu 87 pts ao Pegos Claros Colheita tinto 2012, 92 pts ao Pegos Claros Grande Escolha tinto 2012 e uns excelentes 93 pts escolha de editor ao Pegos Claros Vinhas Velhas Reserva tinto.

Atualmente e desde 2010 a gestão e exploração da Herdade de Pegos Claros é assegurada,  pelo corpo técnico da Terrateam, empresa de gestão de ativos rústicos nas suas especialidades de engenharia florestal, agronómica e enológica, através da sua participada HPC, lda, empresa criada especificamente para este efeito e que constitui neste caso o explorador, produtor e engarrafador da Herdade de Pegos Claros.  A direção executiva e responsabilidade é de José Miguel Gomes Aires e a enologia a cargo de Bernardo Cabral.  A Herdade atualmente é propriedade do Fundo Especial de Investimento Imobiliário Aberto – CA Imobiliário.