Cantina 32–Laboratório Harmonização A Copo

Luísa Bessa da Casa da Música, Manuel Carlos da Apiccaps, Joaquim Lima da Apcor e Sónia Vieira da ViniPortugal integraram conjuntamente comigo o painel do laboratório realizado no Cantina 32 cuja cozinha tem a chancela do chef Luís Américo

Realizou-se mais um laboratório organizado pelo alivetaste.com com o apoio da ViniPortugal e da Apcor- Associação Portuguesa da Cortiça, agora no restaurante Cantina 32, tendo como pano de fundo os vinhos portugueses em harmonização com a excelente cozinha do chef Luís Américo.

A partilha com base no petisco e vinho a copo é a aposta deste magnífico espaço, bem cosmopolita, despreconceituado, simples e de saborosa cozinha. O painel deu início à degustação com a mais apreciada de todas as sugestões, o salmão curado em mostarda, laranja, molho de chalota e ovo raspado a que se seguiram uns ovinhos de codorniz com bacon panados, tendo sido tomada a decisão pelo chef Luís Américo e pela Inês Mendonça, os proprietários, de propor o mesmo vinho para estes dois pratos de petiscos, que foi o Romaneira Rosé – Tinta Roriz e Touriga Franca – 2014 – Douro, que obteve também a melhor harmonização. Seguiu-se um não menos cativante portobelo com queijo de cabra caramelizado, barriga fumada e compota de pimentos e mais um petisco, polvo salteado com batata doce assada, tendo a decisão sido novamente pelo mesmo vinho a acompanhar cada um dos pratos, o Quinta de Cidrô – Sauvignon Blanc – 2014 – Douro, que resultou melhor com a ultima opção.

Passámos às carnes com uma vitela na brasa à Lafões com batata a murro e salada básica agora com um vinho específico para esta harmonização e considerado o melhor deste laboratório, o Casa da Passarela “A Descoberta” – Tinto – Tourg. Nacional, Tinta Roriz, Alfrocheiro e Jaen – 2012 – Dão, a que se seguiu o cachaço de bísaro com tripas e feijocas agora com Das Aveleiras – Tinto – Touriga Nacional, Tinta Roriz, Tinta Barroca e Touriga Franca – 2011 – Douro vinho que também sobressaiu neste laboratório.

As sobremesas foram também uma agradável surpresa  com Cheesecake de banana caramelizada e chocolate e uma magnífica Torta de cenoura e laranja com amêndoa merengada, ambos na companhia do Porto Quinta da Devesa 10 Anos.

Luís Américo é um chef discreto e seguro da sua cozinha, que tem personalidade, criatividade e um enorme respeito pelas matérias primas, que transparece em todos os seus pratos e sobremesas. Levou longe e com sucesso o nome da nossa cozinha a Macau, no restaurante Fado, onde a sua assistência tem sido sistemática. A sua postura tem deixado marcas muito interessantes em espaços que ainda hoje têm a sua assinatura. Um jovem chef distinto e um Cantina 32 a não perder.

Vídeo

Rua das Flores, nº32 — Porto,
Portugal
Telef: +351 222 039 069
facebook.com/Cantina32

                        por Mário Rodrigues

Goste / Partilhe este artigo: