“Bairrada, clássicos com modernidade”

publicado em: Notícias | 0

Prova comentada na Essência do Vinho – Porto 2016 com o apoio da Comissão Vitivinícola da Bairrada, pelo crítico de vinhos Rui Falcão, no Domingo, às 15h30

CVB 3 - © Helder Coelho BR 450

No espaço da Comissão Vitivinícola da Bairrada, em espaço próprio ou até através dos respetivos distribuidores, são vários os produtores da Bairrada que vão dar provar os seus vinhos na Essência do Vinho – Porto 2016, que decorre de 25 a 28 de Fevereiro, no Palácio da Bolsa. Este ano a novidade é a realização de uma ‘Prova Comentada’ pelo crítico de vinhos Rui Falcão, em que os néctares são exclusivamente da Bairrada.

“Bairrada, Clássicos com Modernidade”.dá mote à prova organizada pela Essência do Vinho – Wine com o apoio da Comissão Vitivinícola da Bairrada. Os lugares são limitados a 30 pessoas e o custo individual é de €25,00. A mesma vai ter lugar na Sala Árabe no Domingo, dia 28, às 15h30.

A organização afirma que “A Bairrada permanece bastante conotada com um certo perfil clássico de vinhos, parte dos quais aparentemente ao alcance dos mais entendidos. Mas, naquela região há hoje projectos e vinhos que conciliam passado e presente, preservando formas de fazer, castas e respeito pelo “terroir” sem esquecer o que os novos consumidores procuram.” e o crítico da revista Wine vai ajudar a entender essa diferenciação, num momento vínico que fará crescer água na boca para uma viagem mais detalhada em torno dos néctares e da região da Bairrada.

Os vinhos da Bairrada vão estar em dose dupla no Porto, pois estarão também no “Simplesmente Vinho” a 26 e 27 de Fevereiro

Em paralelo à Essência do Vinho – Porto surgiu há quatro ano o Simplesmente Vinho, um evento cuja organização diz ser o primeiro e único salão off em Portugal. Este ano são cerca de 60 os produtores presentes; a mostra muda-se da Ribeira para a Calçada de Monchique, em Massarelos, na fronteira com Miragaia.

No que toca à Bairrada, representada desde a primeira edição, este ano são sete os vignerons confirmados: Mário Sérgio Nuno (Quinta das Bágeiras), Luís Pato (Luís Pato Wines), Luís Patrão (Vadio, presente através dos Young Wine Makers), José Carvalheira (Carvalheira Wines Creators), François Chason (Quinta da Vacariça), Filipa Pato (Filipa Pato), Dirk Niepoort (Quinta de Baixo).

Goste / Partilhe este artigo: