“Viver Portugal com o Mediterrâneo à Mesa”

publicado em: Notícias | 0

O Livro “Viver Portugal com o Mediterrâneo à Mesa”, da autoria de Fortunato da Câmara e editado pelos CTT, vai representar Portugal no Gourmand World Cookbook Awards.

Dieta Mediterrânica 370

Para representar Portugal, esta edição foi considerada, pela mesma organização, como o melhor livro português dedicado à alimentação mediterrânica editado em 2015. Ficou, portanto, qualificado para concorrer com os representantes de cada país nesta categoria.

Este livro procura dar resposta à questão: “Mas há Mediterrâneo no nosso prato?”, quando Portugal não é banhado por este mar? O autor, Fortunato da Câmara, acredita que temos as coordenadas necessárias para nos aventurarmos na complexa viagem de encontrar um sentido mediterrânico para a mesa portuguesa.

Para os CTT e para o autor, esta distinção é duplamente gratificante por reconhecer o trabalho editorial efetuado e por recompensar o autor pelo esforço complexo que foi tentar demonstrar através de dados históricos, geográficos, climáticos, sociológicos e gastronómicos, a ligação que o Sul de Portugal – da Serra da Arrábida ao Algarve – tem com a “cozinha mediterrânica”.

Se Portugal ganhar este prémio, será a segunda vez que será atribuído a uma edição dos CTT. Em 2011, o livro “O Pão em Portugal”, de Möette Barboff, foi considerado o melhor livro do mundo na categoria pão.

Grande parte da riqueza gastronómica portuguesa está representada neste livro e nos selos que ele inclui. A sopa de beldroegas, os carapaus de escabeche, o cozido de grão com pêras, as broas de batata doce, a caldeirada de polvo, o moscatel de Setúbal, o pão alentejano e o pão de testa do Algarve, bem como a cultura associada ao azeite, que percorre o nosso território, são apenas alguns exemplos desta herança cultural que recebeu influências de povos como os árabes e os romanos.

A tiragem do livro é de 3700 exemplares e é uma edição bilingue. Está à venda em todas as lojas CTT do País. O design foi da responsabilidade de AF Atelier.

Goste / Partilhe este artigo: