Em Felgueiras, Braga, Mondim de Basto e Ponte de Lima, Academia do Vinho Verde promove ações de formação para viticultores.

vinha de vinho verde 450

A Academia do Vinho Verde e a Estação Vitivinícola Amândio Galhano (EVAG) promovem, durante o mês de Janeiro, um ciclo de sessões de formação dedicadas ao tema “Poda de Inverno e Condução da Vinha” em Felgueiras, Braga, Mondim de Basto e Ponte de Lima, com uma componente eminentemente prática em campo.

As duas primeiras ações de formação tiveram grande adesão e decorreram em Penafiel com o apoio da Cooperativa Agrícola local, e na Quinta do Outeiro com o apoio da Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Norte. As próximas sessões decorrem a 15 de Janeiro na Quinta da Lixa, em Felgueiras, a 22 de Janeiro na Cooperativa Agrícola CAVAGRI, em Braga, a 26 de Janeiro na Câmara Municipal de Mondim de Basto e a 29 de Janeiro na Adega Cooperativa de Ponte de Lima.

A formação é conduzida por João Garrido e Teresa Mosa, da EVAG, e cumpre o objetivo de promover boas práticas culturais na região, com uma forte vertente prática no campo, associada a uma sessão inicial de esclarecimentos sobre os fundamentos teóricos que permitem disciplinar a produção no sentido do equilíbrio entre quantidade e qualidade.

Para José Luís Reis, “estas iniciativas são fundamentais para estimular a melhoria de boas práticas na Região do Vinhos Verdes e permitem incrementar o apoio a novos viticultores, assim como auxiliar a formação de equipas em diferentes pontos da Região”, refere o responsável da Academia do Vinho Verde.

As ações de formação são gratuitas, apenas sujeitas a inscrição em www.vinhoverde.pt/academia/formulario