Helena Gonçalves da Associação de Turismo do Porto e Norte, Miguel Rangel da Fundação Serralves, João Ferreira da Apcor, Daniela Costa da ViniPortugal e Mário Rodrigues do Alivetaste.com, integraram mais um desafiante painel dos laboratórios, agora no Rib Beef & Wine, no Porto zona da ribeira.

Como primeiro laboratório de 2016, começámos com este surpreendente espaço, onde o vinho e o “A copo” têm a primazia, sendo também a novidade de termos este ano associado ao projeto a Apcor- Associação Portuguesa da Cortiça, além da ViniPortugal que o integra desde o início de 2015. A cortiça, uma relação por demais evidente com o vinho e a sustentabilidade.

Um restaurante que se revelou único na aposta de uma excelente cozinha com base nas carnes maturadas e nos grelhados, onde a mestria do chef Rui Martins no respeito pelas matérias primas, consegue também transformar os aparentes complementos em fundamentais combinações. Um espaço enogastronómico fundamental para a cidade do Porto, onde a partilha é um cativante conceito base.

Pertencendo ao Pestana Vintage Porto, com entrada junto ao rio Douro, aqui tivemos excelentes surpresas da cozinha, dos vinhos e harmonizações. Um surpreendente carpaccio de novilho, azeite de ervas e lascas de parmesão foi o começo com Vallado Reserva Branco 2014 – Douro a que se seguiram uns cogumelos assados, molho romesco, ovo a baixa temperatura c/ pinhões tostados e espuma de batata agora bem acompanhado com Redoma Rosé 2014 – Douro.
Nos peixes atum braseado com escabeche de legumes, molho agridoce e azeite de coentros, mesmo para quem não gosta de atum fresco, acompanhado de um dos melhores vinhos desta degustação, o gastronómico Flor de S. José Branco 2014 – Douro, passando agora para o caldo de bacalhau c/poejo, ovo escalfado, azeite c/ coentros, tártaro de pimentos e quenelle de açorda harmonizado com um Duas Quintas Branco 2014 também do Douro.
Subindo a parada demos início às carnes, com  vazia maturada com arroz de grelos e chouriça de cebola, molho pimenta  na companhia de um Dão, o Vinha Paz Colheita Tinto 2013. O prato líder da votação do painel, um Tomahawk com puré de batata trufado, molho BBQ este acompanhado de um sumptuoso Zom Reserva 2011 do  Douro.
A finalizar as sobremesas e como normalmente costumo referir, o ponto fraco da maioria dos chefs e cozinheiros, situação que aqui não se registou, pois o painel foi presenteado com uma saborosa tarte de limão merengada, sorbet de limão e raspa de lima agora acompanhado com uma referência da casa, os cokctails, aqui numa versão à base de Porto Branco Seco e texturas de limão. Ultimate Sin – bolo de chocolate, gelado de baunilha, crumble uma surpresa final com uma harmonização que resultou através do Messias LBV 2009.

Ligação extremamente funcional cozinha/sala, equipa jovem e dinâmica, chef 5 estrelas, conceito bem agarrado e no conjunto muito funcional, um espaço que fazia falta a esta zona da ribeira e à cidade do Porto e que aconselho vivamente a não perder.

Vídeo
Artigo
sobre Rib Beef & Wine
Notícia do laboratório

Pestana Vintage Porto Hotel & World Heritage Site
Praça da Ribeira nº 1
Reservas: 966 273 822
https://www.facebook.com/RIBrestaurant
https://instagram.com/rib_restaurant/

por Mário Rodrigues