Rib Beef and Wine, do Pestana Vintage Porto Hotel, desafiado a promover  harmonização a copo, no primeiro laboratório “Harmonização a copo” de 2016.

viniportugal logo

No próximo dia 22 de Janeiro o restaurante Rib Beef and Wine, do Pestana Vintage Porto Hotel, participa na iniciativa da AliveTaste, ViniPortugal e Apcor, que visa a melhoria do serviço de vinho na restauração e a boa articulação entre menus e cartas de vinho

O Chef Rui Martins prepara um almoço vínico no próximo dia 22 de Novembro, no restaurante Rib Beef and Wine, no Pestana Vintage Porto Hotel, em harmonização com vinhos nacionais. O almoço assinala o arranque da iniciativa laboratórios “Harmonização a copo” em 2016, organizada pelo AliveTaste, com o apoio da ViniPortugal e da Apcor, que abrangerá 10 novos restaurantes nacionais, designadamente seis no Porto e quatro em Lisboa.

Em 2015 realizaram-se 8 laboratórios no Porto – no Teatro, Astória, Terrella, Pousada do Freixo, Boa Nova, Gaveto, Ferrugem e Quarenta e Quatro – concluindo o ano com um balanço muito positivo. Em 2016 a iniciativa continuará focada na sensibilização dos restaurantes para a valorização do vinho nacional e da mais-valia da harmonização a copo, assim como dos convidados que integraram os diversos painéis. Terá ainda o objetivo de promover a auscultação do mercado, possibilitando a análise das fragilidades e os pontos fortes existentes.

A associação da Apcor aos laboratórios “Harmonização a copo” é a outra novidade do ciclo de 2016, que surge de forma natural, tal como a relação entre a gastronomia e o vinho. A cortiça é e deve ser indissociável da experiência de provar o vinho e estar presente aquando da degustação dos sabores que a nossa gastronomia pode proporcionar.

Ficará assim fortalecido o papel pedagógico da iniciativa no que concerne ao serviço de vinhos e ao fundamental vinho a copo, importância da correta construção da carta de vinhos, a sistematização das harmonizações, a boa cozinha e a melhoria dos serviços em termos gerais. A promoção de novas harmonizações visam elevar o nível de serviços em Portugal nesta área considerada fundamental num país de serviços e de turismo.