Começa já no dia 4 de Fevereiro mais uma edição do “O Chocolate em Lisboa”, que este ano conta com o Concurso de Chocolate Peruano.

Cartaz O Chocolate em Lisboa 270

O Turismo do Perú, o “País Produtor Convidado”, premeia as melhores criações feitas à base de cacau peruano, recentemente considerado o melhor do mundo.

Devido à grande adesão ao “Concurso de Chocolate Peruano”, uma iniciativa promovida pelo Ministério do Comércio Exterior e Turismo do Perú em associação com o evento O Chocolate em Lisboa, o prazo de inscrições nesta competição aberta a toda a comunidade foi alargado até 3 de Fevereiro às 13h e podem ser feitas em  www.concursochocolateemlisboa.com.

Com prémios no valor de 9.000 euros, o concurso procura as melhores criações que tenham como elemento base o cacau de origem peruana, às quais devem ser adicionados outros produtos típicos que caracterizam a cultura do país. A República do Perú assinala desta forma a sua estreia como “País Produtor Convidado” do certame.

“Com o objetivo de aproximar o público nacional desta iguaria cuja ligação ancestral ao cultivo de sementes de cacau remonta à civilização Inca, o Ministério do Comércio Exterior e Turismo do Perú decidiu lançar, em conjunto com o Campo Pequeno e o Cacau Clube de Portugal, este aliciante concurso. A iniciativa vai ser uma das grandes atrações que marcarão a presença da República do Perú como o País Produtor Convidado deste certame que já é uma referência no nosso panorama gastronómico”, refere Filipe Frazão, da organização d’O Chocolate em Lisboa.

Englobando cinco categorias – Tabletes; Bombons, Trufas e Pralines; Bebidas de Chocolate; Bolachas e Biscoitos; Bolos e Entremeio -, o “Concurso de Chocolate Peruano” vai premiar a melhor criação nacional com 5.000 euros. Ao segundo e terceiro classificados vão ser atribuídos 2.500 euros e 1500 euros, respetivamente.

A revelação dos vencedores e entrega de prémios terá lugar no primeiro dia d’O Chocolate em Lisboa, evento que vai decorrer de 4 a 7 Fevereiro de 2016. A avaliação e supervisão técnica do concurso vai estar a cargo do Cacau Clube de Portugal e do reputado Mestre Chocolateiro, Chef António Melgão.