Foi em Alijó, nas terras altas do Douro, que Vértice encontrou as condições ideais à produção de espumante, aliando as características do terroir e das castas típicas da região aos métodos de produção clássicos de Champagne.

vértice gouveio 330

Vértice DOC Douro Gouveio, produzido desde a colheita 2004, é um puro exemplo dessa filosofia. Tal como o nome indica é um espumante produzido exclusivamente com uvas da casta Gouveio, de vinhas com uma altitude de cerca de 550 metros, que lhe conferem uma elevada frescura e acentuada acidez, assim como um grande potencial de envelhecimento. Durante a vinificação, 85% das uvas são fermentadas em cubas de inox e 15% em barricas de carvalho francês de 4 e 5 anos, durante 30 dias. Permanece mais 3 meses em borras finas em battonage, a que acresce um estágio diferenciador, em garrafa, durante 7 anos em contacto com as borras finas.

Caracteriza-se por uma bolha fina, delicada, elegante e persistente, ótima estrutura e final de boca prolongado. Distingue-se também pela sua excelente aptidão gastronómica, sendo adequado para aperitivo ou como acompanhante de pratos como Cabrito ou Bacalhau Assado.

A reputação do Vértice Gouveio já ultrapassou fronteiras. Mark Squires, jornalista da publicação eRobert Parker/Wine Advocat, um dos mais influentes críticos internacionais, atribuiu-lhe a pontuação recorde entre espumantes portugueses – 93 pontos, considerando-o um espumante “cheio de vida com uma forte acidez e um final picante e ligeiramente amargo”.

Espumante Vértice Gouveio DOC Douro 2007 tem o P.V.P. de 25,20€.