A nova aposta da jovem enóloga portuguesa é um espumante que desafia o Douro a dar vida a uma casta emblemática da Áustria, mantendo a essência do seu terroir.

Transfer 151015 0002

O Espumante Conceito Brut Nature 2012 já está no mercado, em quantidades muito limitadas.

Os Vinhos Conceito, projeto familiar liderado pela enóloga Rita Marques, têm um novo membro na família. O Espumante Conceito Brut Nature 2012, a nova criação da enóloga, é produzido a partir de uma casta autóctone da Áustria, a Grüner Veltliner, importada diretamente para o Douro Superior para produzir, pela primeira vez, um espumante com inspiração austríaca em solo português.

O projeto começou a ser pensado há 8 anos, altura em que Rita Marques decidiu plantar uma vinha com Grüner Veltliner no Douro Superior. A intuição por detrás desta plantação era explorar o ciclo vegetativo curto da casta, num terreno fundo de granito com substrato de argila, numa altitude de 600m, garantindo assim as melhores condições para a obtenção de uvas perfeitas desta que é uma das mais versáteis e nobres castas da Áustria, caraterizada pelos aromas profundos e excelente acidez.

Estas são, aliás, duas das características mais cobiçadas desta casta branca em todo o mundo, motivo pelo qual é considerada a jóia da Áustria, ocupando atualmente cerca de 1/3 do total das vinhas no país. Esta casta tem elevado nas últimas duas décadas os vinhos austríacos, caracterizados pela versatilidade e pela estruturada acidez. Nos espumantes, a sua expressão é ainda mais relevante com a produção do famoso Sekt, o espumante da Áustria e da Alemanha.

O Espumante Conceito Brut Nature 2012 combina o perfil clássico de um grande branco fermentado em madeira usada e o terroir único no Douro Superior, onde predominam os solos graníticos. Elaborado segundo o método clássico, passa por uma primeira fermentação e estágio de 8 meses em barricas de carvalho francês, seguindo-se a segunda fermentação em garrafa, com estágio de 30 meses a temperatura fria e regular. O resultado é um vinho com perfil distinto, marcado pela explosão aromática, acidez equilibrada e boa estrutura, que conferem ao vinho grande precisão e dinamismo. A opção de não adicionar qualquer licor de expedição enfatiza a expressão mais genuína do binómio casta-terroir.

Para o primeiro lançamento apenas foram produzidas 2 mil garrafas, para uma abordagem inicial ao consumidor, que serão divididas pelos 30 mercados onde os vinhos Conceito estão presentes. Em Portugal estarão disponíveis 420 garrafas que terão distribuição exclusiva da OnWine Distribuição.

Espumante Conceito Brut Nature 2012 tem o PVP de 24,90€