Quarenta e 4-Laboratório Harmonização A Copo

publicado em: Gastronomia, Laboratórios | 0

O ator e realizador Luís Ismael da Lightbox, Claudia Pimenta da Apcor e Daniela Costa da ViniPortugal integraram com Mário Rodrigues do Alivetaste, este painel que aqui teve uma difícil tarefa.

Um restaurante remodelado ao fim de cerca de 8 anos de existência. Na sala com nova decoração, na cozinha com uma definição mais clara da abordagem de autor, suportada nas raízes da cozinha tradicional muito bem harmonizada. O resultado é verdadeiramente surpreendente e acima de tudo cativante e muito eficaz a todos os níveis.

Este laboratório de “Harmonização a copo”, com o apoio da ViniPortugal, teve como tema a cozinha tradicional de natal integrando pratos e vinhos que constem da carta durante todo este período festivo, mas que os apreciadores da boa cozinha terão disponível até ao final de janeiro. Este especial laboratório começou com uma apresentação extra natal, demonstração da versatilidade e ousadia. Para entradas um buzio e um ouriço do mar, ambos acompanhados com o Covela edição especial 2014.

O polvo à bordalesa foi o início dos pratos de peixe, harmonizado com o Luís Pato “Fernão Pires” 2011 da bairrada a que se seguiu uma abordagem muito boa do bacalhau com todos, agora em parceria com o Ribeiro Santo “Encruzado” 2014 da região do Dão.

O desafio estava lançado. De decisão nada fácil e votação renhida assim passámos às carnes, com um fantástico capão, o prato mais votado, agora na companhia de um Carvalhas 2010 do Douro. O cabrito não ficou atrás e acompanhado agora por um Covela “Colheita Seleccionada” 2004.

Para rematar este especial natal, terminando o ano com a tradição à mesa, tivemos uma magnífica rabanada muito bem acompanhada e harmonizada com um Porto Burmester 20 anos, a que se seguiu um cativante pudim abade de Priscos agora na companhia de um Moscatel Douro Nieport 2000.

Paulo Silva, responsável pelo Quarenta e 4 está a fazer um trabalho brilhante, extremamente profissional e dedicado, que catapultou este espaço para uma das melhores referências enogastronómicas nacionais e do norte de Portugal.

Aqui também os vinhos são levados muito a sério e devidamente trabalhados, com uma carta de vinho a copo e lista de referências muito interessantes, onde encontramos grandes vinhos pouco conhecidos comercialmente.

Um espaço a não perder, onde as festas podem ter uma tradicional e enogastronómica refeição.

Ver vídeo

Rua Roberto Ivens, 44
4450-246 Matosinhos
GPS: 41º186’32.4” N -8º694’71.2” W
Telefone: (+351) 229 363 706
Telemóvel: (+351) 934 485 465
geral@quarentae4.com

por Mário Rodrigues
Goste / Partilhe este artigo: