Empresa centenária de Vinho do Porto inova com DOC Douro, o Coroa d’Ouro tinto.

familia poças 450

A Poças Júnior celebra este outono os 25 anos do lançamento do primeiro vinho DOC Douro da empresa, o Coroa d’Ouro tinto. Um projeto pioneiro à época e marco do início de uma nova fase no Douro, o da produção de vinhos tintos e brancos de qualidade, os quais vieram dar uma segunda identidade a esta região vinícola, desde há séculos sinónimo de vinho do Porto.

No início de 2014, a empresa iniciou uma parceria com Hubert de Boüard, enólogo e consultor francês com vasta experiência e reconhecimento mundial. Entre as ambições desta nova contratação está o contributo do novo parceiro na produção de vinhos brancos e tintos de qualidade superior e o alargamento da rede de influência da empresa, quer no mercado externo quer interno.

“Quando iniciámos o projeto dos DOC Douro, em 1990, as nossas vendas eram 100 por cento realizadas no mercado nacional. Hoje, mais de 90 por cento é exportação. Sentimos que nos mercados onde o consumidor nos conhece como produtor de vinho do Porto, e Portugal é um bom exemplo, temos mais dificuldade em nos afirmarmos com os DOC Douro. É uma questão de perceção do consumidor, que é sempre difícil de alterar. Também neste ponto, a parceria com o Hubert de Boüard é importante”, especifica o diretor comercial da empresa, Pedro Poças Pintão.

Os primeiros vinhos DOC Douro resultado desta parceria começam agora a aparecer no mercado, mas o trabalho vai ainda no início e a aposta requer tempo, até porque “é preciso fazer um processo de aprendizagem mútuo”, refere ainda aquele membro da família Poças.

Presente em 30 mercados, a empresa estima fechar o ano com um volume de negócios acima dos 7,5 milhões de euros, o que representará um crescimento de seis por cento face a 2014.

A Poças Júnior foi fundada em 1918 por Manoel Domingues Poças Júnior, sendo uma das poucas empresas de vinho do Porto portuguesa que se mantém na posse da mesma família. Hoje, dos seis membros da família em lugares de destaque na empresa, quatro são da quarta geração.

O negócio da Poças Júnior continua centrado no Vinho do Porto, mas os vinhos tintos e brancos de denominação de origem (DOC Douro) são também uma aposta importante da empresa.