Queijo de ovelha curado amanteigado produzido pela Queijaria Artesanal do Ilídio, empresa produtora de queijo com quase 30 anos de existência.

queijo ouro do pastor 450

O Ouro Pastor é um queijo curado de leite de ovelha de pasta semi-mole obtido por dessoramento após coagulação do leite, e processo de maturação.

É composto por leite de ovelha cru, sal e Flor de Cardo (em alternativa coalho industrial)

É cilindro baixo, regular, com abaulamento lateral um pouco na face superior e inferior, sem bordos definidos, maleável, bem formada, amarelo palha uniforme.

Pasta semi mole, amanteigado, homogéneo, com alguns olhos mecânicos de aspeto untuoso, branca ou ligeiramente amarelada.

Este produtor situa-se na serra da Estrela, com um  micro clima que proporciona condições especiais para produção de diversos tipos de queijos.

Durante os últimos anos têm participado em diversos concursos internacionais, tendo alguns sido premiados com 2 medalhas de ouro e uma de bronze no World Cheese Awards 2014-15. O queijo de ovelha amanteigado, foi considerado o segundo melhor produto na Scotland´s Speciality Food Show 2015 e no segundo semestre de 2015 obtiveram o certificado IFS FOOD emitido pela TÜVRheinland.

A Queijaria do Ilídio tem participado em diversas ações internacionais, como Londres e Hamburgo, a convite do Alivetaste conjuntamente com apresentações de vinhos da Wines of Portugal.

Produzido na região de Fornos de Algodres.

por Mário Rodrigues